Por Ascom/TCE-PB

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aderiu à campanha Abril Verde, que acontece durante todo este mês, lançada pelo Ministério Público do Trabalho que se destina a promover ações de conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.
A adesão foi comunicada pelo presidente em exercício da Corte, conselheiro Nominando Diniz, ao procurador do trabalho na Paraíba Raulino Maracajá Coutinho Filho, autor da solicitação para apoio à iniciativa que une órgãos públicos e instituições da sociedade civil em torno do debate sobre saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
A cooperação do TCE se dará mediante veiculação do símbolo (laço verde) da Campanha no Portal do Tribunal e pelas redes sociais. Além, ainda, da divulgação interna e mobilização dos servidores em torno do tema.
O mês de abril foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho.
Por quê Abril Verde? – A campanha acontece neste mês porque, além de o dia 7 de abril ser o Dia Mundial da Saúde, a data de 28 de abril foi eleita como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.
Ascom/TCE-PB
(08/04/2019)