O Tribunal de Contas cumpre com sua missão pedagógica de levar conhecimento aos seus jurisdicionados e nesse momento, temos a garantia de que essa é uma das prioridades da atual gestão, que presa pela educação e o fortalecimento da administração pública – disse o secretário da Escola de Contas do TCE – Ecosil, Carlos Pessoa de Aquino, ao conduzir o ato solene de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública – CAAP 2024-2, em sua 13ª edição.
Carlos Aquino representou o presidente da Corte, conselheiro Fábio Nogueira, e o coordenador da Escola, conselheiro Fernando Catão, que não puderam comparecer ao evento, em virtude de compromissos institucionais, mas deixaram a mensagem de incentivo e apoio ao curso, que passou a fazer parte das atividades acadêmicas da Corte de Contas. Ao abrir o evento, ele destacou que o CAAP é hoje um mecanismo multiplicador de conhecimento, oferecido pela Escola, por meio de professores e servidores pós-graduados, com o objetivo de ampliar a capacitação das gestões públicas municipais.
Coube à procuradora do Ministério Público de Contas, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, falar em nomes dos professores. Ela parabenizou os concluintes e enalteceu a importância do CAAP para os servidores municipais, que têm a oportunidade de aprofundar e debater com os professores da Ecosil – em um curso em nível de especialização, temas relativos à administração pública, permitindo também, a partilha de experiências entre alunos e instrutores. E chegou a citar o pensamento de Heráclito, ao dizer que ninguém sai do mesmo jeito após banhar-se no mesmo rio.
A oradora da turma, Carolina Soares dos Santos, anunciou que a turma foi denominada “Professor André Agra Gomes de Lira”, em homenagem ao auditor, um dos instrutores da grade curricular. Falou de a experiência impar de todos ao conviver com uma turma de abnegados alunos, interessados no aperfeiçoamento de seus conhecimentos com um único objetivo de melhorar a gestão pública, e no CAAP, pode sentir o empenho dos professores, sempre buscando transferir suas experiências. “O Curso foi um incentivo para aumentar o compromisso que temos com a profissão, abrindo espaços para contribuir com soluções eficientes e a melhoria da administração, dos gestores e demais entes da gestão”.
A Escola de Contas do TCE-PB promove a cada semestre o Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública – CAAP, destinado a capacitar servidores públicos municipais nas áreas de Planejamento, Assessoramento e Controle da Gestão de Recursos. A 14ª Edição do Curso – CAAP – 2025-1, já está com as inscrições abertas para os módulos, que começam em fevereiro. O termino está previsto para o mês de julho e estão sendo oferecidas 60 vagas gratuitas.