Por Ascom/TCE-PB

“O Espaço Cidadania Digital confirma a vocação do TCE paraibano em se manter sempre na vanguarda do controle externo brasileiro. Este espaço estimula o mais efetivo de todos os controles: o controle social”.
A observação é do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro Fábio Nogueira, ao destacar a importância do espaço aberto ao público para consultas, pesquisas e acompanhamento da gestão pública, estadual e municipal.
Instalado no Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao Tribunal, e inaugurado oficialmente na manhã desta quinta-feira (13), pelo dirigente do TCE paraibano, conselheiro André Carlo Torres Pontes, o ‘Espaço Cidadania Digital’ foi recebido, pelos demais conselheiros, como “marco na evolução tecnológica do TCE”.
Os depoimentos, ao término das palestras dos professores/doutores Marilson Dantas e Juarez Freitas, respectivamente sobre os temas ‘Sistema de Governança para o Brasil’ e “O Novo Espaço do Cidadão na Gestão Digital’, são os seguintes:
Conselheiro Arnóbio Viana:
“Somado a outras iniciativas e ferramentas tecnológicas importantes, o Espaço Cidadania Digital abre novos caminhos para o cidadão fiscalizar os recursos públicos de forma efetiva, permanente, e desburocratizada. Além de influenciar na construção de políticas públicas consistentes e em conformidade com a vontade popular”.
Conselheiro Fernando Catão:
“É a demonstração da continuidade de ações do TCE para fazer cada vez mais com que a sociedade se incorpore ao controle da administração, na busca pela melhoria do serviço público com o menor custo possível”.
Conselheiro Arthur Cunha Lima:
“Temos a sorte de ter um Tribunal que toma iniciativas reconhecidas de transparência pública, e que sempre deu sequência ao desenvolvimento de importantes ferramentas tecnológicas, desde a criação do Sagres, depois o VOCÊ – agora também digital – e hoje este Espaço da Cidadania. O controle social torna-se cada dia mais fácil de ser exercido pelos meios digitais, como vimos na brilhante palestra do professor Juarez Freitas”.
Conselheiro Nominando Diniz:
“Mais uma prova de que o TCE da Paraíba está sempre acompanhando os novos tempos. O século 21 é da era digital, e impõe cada vez mais inovações, num processo evolutivo constante como que a nos lembrar que não podemos continuar a trabalhar com os meios analógicos e o pensamento do século passado”.
Conselheiro Marcos Costa:
“É de uma importância significativa e exemplar este espaço. Soma-se ao conjunto de ações e ferramentas desenvolvidas ao longo do tempo para demonstrar, na prática, o esforço e o interesse do TCE em maximizar a transparência da gestão pública, para assim otimizar a aplicação dos dinheiros públicos”.

ASCOM TCE-PB
13/12/2018
(Carlos César)