Por Edição: Fábia Carolino
O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fernando Catão recebeu, na manhã da sexta-feira (22), a visita institucional do desembargador Joás de Brito Pereira Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O encontro aconteceu no Espaço Cidadania Digital, na sede do TCE-PB.
A reunião teve o objetivo de reforçar os laços de colaboração entre as instituições. Na oportunidade, o presidente do TCE e equipe de auditores fizeram uma explanação das ferramentas de controle utilizadas pela Corte de Contas. “Procuramos mostrar as ferramentas que estão em uso no TCE-PB com o propósito de trabalharmos juntos para melhorar a fiscalização no período eleitoral, sobretudo facilitando o trabalho das duas instituições”, destacou o conselheiro Catão.
Acompanharam o presidente do TRE, o desembargador Leandro dos Santos, vice-presidente e corregedor do TRE-PB, a servidora Andréa Gouvêa, diretora-geral substituta da secretaria do TRE-PB e o servidor Eduardo Rangel, assessor especial da Presidência.
Para o desembargador Joás Filho, o encontro foi bastante positivo. “As ferramentas que o TCE dispõe, visando transparência, pode nos ajudar muito nas próximas eleições. Foi uma reunião bastante positiva e que nós esperamos realizar convênios de colaboração para termos mais uma eleição limpa, com transparência e com as prestações de contas todas apuradas e com todas as correções que são necessárias”, enfatizou.
Para o desembargador Leandro dos Santos o Tribunal de Contas exerce um papel de fiscalização, e que tem informações que dizem respeito a atividade do Eleitoral em relação aos processos de prestação de contas: “Esse contato é para aperfeiçoar a nossa parceria em prol da preservação do interesse público”.
Pelo Tribunal de Contas participaram os auditores de contas públicas, Eduardo Ferreira Albuquerque, diretor de Auditoria e Fiscalização; Maria Zaíra Chagas Guerra Pontes, chefe do departamento de Auditoria de Gestão Estadual; Josedilton Diniz, chefe da Unidade de Gestão da Informação, que tem como finalidade o gerenciamento de informações estratégicas da Corte de Contas da Paraíba e André Agra, coordenador do Espaço Cidadania Digital do TCE-PB.
Ascom/TCE-PB
25/10/2021
Fábia Carolino