Por Edição: Fábia Carolino
Com o objetivo de instruir servidores e jurisdicionados do TCE Ceará sobre o uso de geotecnologias na auditoria (drones), o Instituto Plácido Castelo (IPC) iniciou nesta quarta-feira (10/8), capacitação teórica e prática relativa ao tema.
O curso é realizado no auditório do IPC, dias 10 e 11 e, no último dia, sexta-feira (12/8), terá uma aula prática, pela manhã, na Arena Castelão.
O treinamento é ministrado pelo auditor de Controle Externo do TCE Paraíba, o engenheiro Júlio Uchôa Cavalcanti Neto.
De acordo com o auditor, a formação visa também repassar o conhecimento adquirido com a implantação da tecnologia na Corte paraibana. “A intenção é a gente trocar experiências. Nós começamos um pouco antes de vocês, então esse caminho que a gente percorreu até aqui nós vamos passar para que não cometam as mesmas falhas”, declarou Júlio Uchôa.
A formação possui 18 horas/aula, e será realizada nos três dias, de 9 às 12h e de 14 às 17h. Faz parte do conteúdo, ferramentas (hardware e software) de geoprocessamento, principais sistemas, tipos de sensores, sensoriamento remoto, entre outros.
Também serão apresentados os principais aplicativos disponíveis, além de fornecer subsídios que auxiliem desde a escolha dos equipamentos e softwares mais apropriados à necessidade, planejamento e execução de voos obedecendo a legislação pertinente, e o processamento das imagens obtidas para confecção de produtos cartográficos de seu interesse.
Ascom/ TCE-PB, com informações do TCE-CE
(10/08/2022)