O Seminário “Focco no início da gestão”, que se realizará nesta quinta-feira (15), no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas do Estado, em João Pessoa, terá palestras sobre “Controle e Integridade para a boa gestão”, a ser proferida pelo secretário Jackson Luiz Araújo – chefe da regional do TCU em Sergipe, e “Tomada de Decisão baseada em dados”, conduzida pelo procurador do Ministério Público de Contas, Bradson Tibério Luna Camelo.

O seminário é uma iniciativa do Focco/PB – Fórum Paraibano de Combate a Corrupção, com o apoio dos órgãos participantes. A abertura está prevista para as 9h00 e será feita pelo presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira. Devem usar da palavra, também, a auditora Chrystiane Mariz Maia, coordenadora do Focco/PB, e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena Filho. À tarde haverá oficinas técnicas a partir das 14h00.

Na programação estão previstas cinco oficinas. A primeira vai abordar o uso da plataforma Fala-BR para demandas da ouvidoria e acesso à informação, tendo como facilitadores o auditor da Controladoria Geral da União – CGU, Walber Silva, e a especialista em projetos, Janine Vilar (CGU). “Ética nas relações institucionais” será o tema da oficina a ser apresentada pela gerente jurídica e de integridade corporativa do SEBRAE-PB, Luana Passos de Almeida Lucena.

A terceira oficina será ministrada pelo promotor Carlos Davi Lopes, que discorrerá sobre “Atuação do Ministério Público na defesa do patrimônio público”. Na sequência, caberá ao auditor da Receita Federal, Wilson de Morais Filho, na condição de facilitador, coordenar a oficina sobre “Parcelamento, bloqueio e retenção do FPM. A última oficina terá como facilitadores os auditores do TCE-PB, Ed Wilson Fernandes de Santana e Luzemar Martins, que falam sobre os sistemas Sagres e Tramita, e as novas ferramentas do Tribunal de Contas.

O público-alvo são prefeitos, secretários, demais gestores municipais e servidores das municipalidades. Haverá um segundo encontro a ser realizado no auditório do Sebrae-PB, na cidade de Patos, no dia 29 de maio. Os eventos possuem formato semelhante. A iniciativa é mais uma contribuição do Focco/PB para a qualificação da gestão pública, avaliou a auditora Chrystiane Mariz Maia, que é atualmente a representante do TCE na coordenação do Fórum.

Os eventos são gratuitos, sendo que a programação completa e o formulário de inscrições podem ser acessados na página do TCE/PB em https://doity.com.br/focco2025/ (link inscrição João Pessoa)

https://doity.com.br/focco2025-patos (link inscrição Patos)

As inscrições são limitadas à capacidade das salas, sendo preenchidas por ordem de inscrição.