Por Edição: Fábia Carolino
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz Filho, levou ao conhecimento do Pleno do TCE na sessão desta quarta-feira (12), a iniciativa do Governo do Estado, que sancionou a Lei 12.603/23, publicada no dia de 11 de abril passado, denominando de “Antônio Juarez Farias” a nova Escola Cidadã, Integral e Técnica a ser construída no município de Cabaceiras/PB.
Nominando Diniz destacou que a homenagem foi mais do que justa, pelo que representou o ex-conselheiro do TCE-PB, não só para o Estado, mas também para o Brasil. Lembrou que Juarez Farias foi o braço direito do ex-ministro Celso Furtado, que também era paraibano de Pombal. É considerado um dos mais importantes economistas do mundo. Trabalhou com ele para a criação da Sudene.
Depois disso, foi diretor de vários bancos (BNB, BNDES, BNH), secretário de estado em vários governos em sua terra natal e conselheiro do Tribunal de Contas. Escritor e historiador, era membro da Academia Paraibana de Letras, entidade da qual foi presidente de 2006 a 2010. Como vice-governador, chegou a assumir, por algumas vezes, o governo da Paraíba na década de 1970.
Juarez Farias integrou delegações brasileiras em congressos, reuniões e negociações junto a governos estrangeiros e organismos internacionais da Europa, Estados Unidos, Argentina, México, Panamá e Costa Rica. Como economista, atuou como professor na Universidade Católica de Pernambuco.
Ascom-PB
13.04.23
Genésio Souza Neto