O Dia Internacional Contra a Corrupção, em 9 de dezembro, terá entre as atividades comemorativas para celebrar a data a “Corrida contra a corrupção”, evento que vem sendo organizado pelo Focco-PB – Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, que tem entre os seus 19 integrantes o Tribunal de Contas do Estado. A prova de rua será realizada na cidade de João Pessoa, com a largada prevista para o Busto de Tamandaré, na praia da Tambaú.
As inscrições para a corrida estão abertas no site oficial do evento, no endereço race83.com.br. Os interessados podem escolher entre três modalidades: Caminhada de 2km, Corrida com o percurso de 5km, e Corrida de 10km. Será cobrada uma taxa de R$ 70 para as despesas da prova. Pessoas idosas pagarão 50% do valor da inscrição e pessoas com deficiência (PCD) estão isentas da taxa. Há outras opções de descontos que podem ser observadas nas regras e requisitos constantes no regulamento.
De acordo com o regulamento da corrida, a largada está programada para às 6h, no Busto de Tamandaré. Independente do percurso escolhido, a linha de chegada será no mesmo local, ou seja, no ponto de origem. Os atletas inscritos receberão kit completo em sacola, incluídos a camisa, chip de cronometragem e número de peito.
O objetivo do evento é celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, buscando engajar ativamente a população por meio do evento público para a efetivação do controle social e pela luta contra a corrupção. A corrida foi idealizada pelas entidades que integram o Focco-PB e está recebendo apoio de empresas interessadas na temática.
Focco – O Focco tem, entre seus integrantes, o Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral da União, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério Público Federal. Estão contribuindo para a realização do evento as empresas AeC, Grupo Mateus, São Braz, Pé de fruta, Doce Mel, Cagepa e PBGás.
Ascom/TCE-PB
c/assessoria do Focco
(21/11/2023)