O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realizou mais um Programa TCE Itinerante na última segunda-feira (15). O roteiro começou no município de Pombal oferecendo capacitação aos prefeitos, vereadores, contadores, servidores públicos, advogados e demais membros da comunidade interessados em questões relacionadas à gestão pública sobre o “Planejamento de Licitações” (Lei 14.133/21).
A palestra foi proferida pelo auditor de controle externo, Luciano Andrade.
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Nominando Diniz, o idealizador do Programa, também fez visitas técnicas para conhecer as instalações e funcionamento de escolas públicas (municipal e estadual) hospitais, unidades de saúdes, creches e visitas em obras públicas, nas cidades de Pombal, Cajazeirinhas e Condado. Em todas as escolas visitadas, o presidente do TCE conversou com diretores, professores e alunos para conhecer todos os problemas e também boas práticas que estão sendo desenvolvidas.
A iniciativa já percorreu mais de 150 municípios, que visa orientar o cidadão e levar a Corte de Contas ao interior do Estado e promover maior aproximação junto aos jurisdicionados e a população.
“O principal objetivo do Programa TCE Itinerante é aproximar a Corte dos cidadãos paraibanos, fortalecendo e profissionalizando a gestão pública e estimulando a população a acompanhar mais de perto como o dinheiro dos impostos é aplicado”, destacou o presidente do TCE.
E para encerrar a programação, na segunda-feira à noite, Nominando Diniz proferiu uma palestra para alunos do curso de Direito do Centro Universitário Unifip de Patos. Com auditório lotado, ele falou das atribuições, e dos serviços do Tribunal de Contas, especialmente das ferramentas de controle do TCE.
Ascom/TCE-PB
(17/04/2024)
Fábia Carolino