Por Ascom/TCE-PB

O XVIII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), evento que trará a João Pessoa representantes dos Tribunais de Contas brasileiros e profissionais das áreas do controle interno e externo, também servirá ao conhecimento dos propósitos e causas da emissão de alertas aos gestores públicos paraibanos pelo Tribunal de Contas do Estado.

 Decorrência direta do Sistema de Acompanhamento da Gestão, em tempo real, o volume desses alertas, contado desde janeiro do ano passado, alcança, até agora, a cifra de 2.902.

 Trata-se de providência destinada a prevenir, a tempo da correção, falhas de natureza contábil e fiscal, quebra de limites constitucionais com saúde, educação ou folha de pessoal, afora outros maus atos de administração, antes que possam comprometer as prestações de contas públicas. Constituem, desse modo, auxílio a prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e responsáveis pelo comando dos organismos públicos estaduais sob jurisdição do TCE.

 “Os jurisdicionados terão, assim, também, a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca desses alertas, seus motivos e efeitos, por ocasião do Simpósio programado para o período de 5 a 9 de novembro”, explica o presidente da Corte, conselheiro André Carlo Torres Pontes.

Promoção conjunta do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), o XVIII Sinaop ocorrerá no Centro Cultural Ariano Suassuna, espaço que abriga o Auditório Celso Furtado, o Laboratório de Informática e a Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), organismos do TCE.

CONHEÇA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

http://www.ibraop.org.br/sinaop2018/

Ascom/TCE-PB

(30 10 18)