Por Edição: Fábia Carolino
A oficina ‘Comunicação Pública: estratégias no ambiente digital’ provocou, entre o público presente, reflexões e discussões sobre as oportunidades da comunicação pública e institucional, em diferentes mídias. Realizada na tarde desta quarta-feira (16/11), durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Rio de Janeiro, a atividade foi mediada pela coordenadora de Comunicação Social da Atricon, Priscila Pinto de Oliveira, e ministrada pela diretora de comunicação da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Aline Castro; e pelo líder de estratégia da Brivia, Bito Teles.
A jornalista Fábia Carolino, assessora de comunicação do Tribunal de Contas da Paraíba, participou do aprimoramento para os assessores de imprensa dos TCs.
O presidente da Atricon, Cezar Miola, abriu o encontro saudando os palestrantes, jornalistas, profissionais de comunicação de Tribunais de Contas e outras instituições. Miola destacou o papel relevante desempenhado pelos presentes e reafirmou o compromisso da Atricon com a comunicação que, para ele, “é um dever para efetivar o regime republicano e deixar o cidadão empoderado para o exercício do controle social”.
A jornalista Aline Castro destacou as dimensões da comunicação institucional, suas finalidades e objetivos. Entre os aspectos relevantes levantados, estão a preocupação com a identidade da organização – como ela é vista; a cidadania – ser educativa através da utilização de linguagem simples, por exemplo; e o relacionamento – ou seja, a importância de criar “laços”, parcerias com o público, outras instituições, ou com a própria imprensa. “Nas redes sociais, é necessário observar esses três eixos. Levando em conta duas dimensões da comunicação institucional: as estratégias – a política e a comunicação do órgão público; e seu papel social – público e educativo”.
Responsável pela estruturação da atuação do Supremo Tribunal Federal nas Redes Sociais, entre 2020 e 2022, Bito Teles destacou que a comunicação digital dos órgãos públicos deve promover: transparência, serviço, difusão e participação. Ressaltou ainda que as instituições precisam produzir conteúdos diferenciados para cada rede social. Para o líder de estratégia da Bívia, é preciso “saber a competência de cada órgão, sobre o que é pode falar, e o público que se quer atingir, produzindo assim conteúdos diferenciados, criativos e adequados para cada rede social”.
O VIII ENTC ocorre entre 16 e 18 de novembro e é promovido pela Atricon, em parceria com os Tribunais de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), do Estado (TCE-RJ), do Instituto Rui Barbosa, Abracom, Audicon e CNPTC. O encontro conta com o apoio do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT) e com o patrocínio do Sebrae, da CNI e do BID.
Ascom/TCE-PB
17/11/2022
Fábia Carolino