Por Ascom/TCE-PB

O Tribunal de Contas da Paraíba recebeu, na manhã desta terça-feira (30), a visita do vice-presidente do TC do Rio Grande do Sul, conselheiro Estilac Martins Rodrigues Xavier. Acompanhado por assessores, ele teve a oportunidade de conhecer, na ocasião, alguns dos avanços tecnológicos já responsáveis pela inscrição da Corte paraibana na vanguarda do sistema brasileiro de controle externo. 

Durante o encontro com o presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Viana, o visitante obteve informações sobre aplicativos  aqui desenvolvidos, alguns deles em parceria com universidades, ou com o governo estadual.

Foi o caso da Turmalina (uma robozinha eletrônica encarregado do monitoramento dos Portais de Transparência de Prefeituras, Câmaras de Vereadores e organismos estaduais) e, ainda, do Preço da Hora (aplicativo destinado ao acompanhamento dos preços de produtos e serviços oferecidos ao público consumidor).

A Auditoria Regionalizada, divisão do Estado em dez Regiões, cada uma com seu próprio relator e sua equipe de auditores, e o Programa de Defesa do Estatuto da Cidade (Decide) foram duas outras iniciativas do TCE-PB levadas ao conhecimento do conselheiro Estilac Xavier, próximo nome da linha de sucessão no comando do congênere gaúcho.

Na oportunidade, durante visita da equipe ao Espaço Cidadania Digital, foi firmado termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e o Tribunal de Contas da Paraíba, com vistas à disponibilização e o compartilhamento de tecnologias da informação, entre outras atividades.

Participaram do encontro os conselheiros Fernando Catão e André Carlo Torres Pontes, o diretor geral Umberto Porto e os auditores de contas públicas Josedilton Diniz e André Agra, encarregados das explicações técnicas.

Ascom/TCE-PB

30 / 07/ 2019