
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) sediou, nesta sexta-feira (5), a segunda reunião de 2025 da Rede Conecta Sustentabilidade, iniciativa de cooperação técnica entre órgãos do sistema de Justiça da Paraíba voltada à promoção de ações conjuntas em sustentabilidade, com foco nos eixos ambiental, social, econômico e cultural.
Durante o encontro, representantes das instituições integrantes apresentaram avanços alcançados em cada órgão, compartilharam boas práticas e apontaram os próximos desafios.
As servidoras Adriana Rangel e Marcela Magna, da Comissão de Sustentabilidade do TCE-PB, destacaram a queda de quase 35% nas emissões de gases de efeito estufa da Corte de Contas em relação ao mesmo período do ano passado. Também foi registrado avanço na política de descarte de documentos: desde 2024, mais de sete toneladas de papel foram destinadas à reciclagem.
Aos demais integrantes da rede foi disponibilizado um levantamento de referências sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), disponível fisicamente na biblioteca do TCE-PB e na Biblioteca Fórum Digital. Criados pela ONU em 2015, os ODS reúnem 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridos até 2030.
Outro destaque da reunião foi a apresentação, pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB), do “Carbômetro”, ferramenta de Business Intelligence (BI) que mede as emissões de CO² equivalente geradas pelas atividades do tribunal. O TRT-PB é pioneiro no Judiciário brasileiro ao adotar esse tipo de monitoramento mês a mês.
Criada em fevereiro de 2024, a Rede Conecta Sustentabilidade é formada pelo TCE-PB, TRT-PB, Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Justiça Federal na Paraíba (JFPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A próxima reunião do grupo está prevista para novembro e será realizada no TJPB, em data a ser definida.

