Por Ascom/TCE-PB

O Espaço Cidadania Digital, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) foi o local escolhido, nesta quarta-feira (20), pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para as atividades do segundo dia da III Semana Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção.

O evento, organizado pela PMJP por meio da Controladoria-Geral do Município, da Secretaria Executiva de Transparência Pública e da Ouvidoria-Geral do Município, acontece anualmente e trata-se de uma oportunidade para se discutir assuntos relacionados ao Controle Interno, Transparência, Ouvidoria, Prevenção e Combate à Corrupção. A abertura aconteceu na terça-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria.

As atividades do dia foram abertas pelo Secretário de Transparência da PMJP, Ubiratan Pereira, que passou a palavra ao conselheiro André Carlo Torres Pontes, que fez representou o TCE-PB. Em nome do presidente conselheiro Arnóbio Alves Viana, deu as boas-vindas aos participantes e aproveitou para ressaltar o alinhamento do Tribunal com o desenvolvimento de ferramentas de controle interno e externo.

Na ocasião, Regina Santos, Controladora Geral do Município, valorizou a parceria e disposição do TCE-PB na busca pela transparência pública.

A temática dos trabalhos desta quarta-feira foi voltada às Comissões de Licitação, e contou com palestra “A Tecnologia e a Racionalização dos Recursos Públicos nos Processos Licitatórios”, ministrada pelo auditor de contas públicas do TCE-PB Luciano Andrade, e com o curso “Capacitação Direcionada às Comissões de Licitação sobre Portal da Transparência”.

Na quinta e sexta-feira, os participantes voltarão ao TCE-PB para a continuação do evento. As palestras e cursos terão lugar no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, a partir das 08h, nos dois dias.

Além de secretários municipais, servidores da gestão e autoridades convidadas, o evento tem o apoio de entidades parceiras, além da Corte de Contas, como: Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Controladoria-Geral da União (CGU) e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB).

Ascom/TCE-PB

20/03/2019