Por Edição: Fábia Carolino
Estudantes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB), futuros bacharéis em segurança pública, compareceram nesta quarta-feira (08), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), onde tiveram a oportunidade de conhecer as diversas ferramentas de controle desenvolvidas pela Corte para a fiscalização dos gastos públicos, além de ampliar seus conhecimentos acerca da atividade de controle externo e social.
Coordenados pelo Major Carlos Alves de Carvalho Júnior, os 37 estudantes iniciaram a visita no Plenário Ministro João Agripino, onde acompanharam o trabalho dos conselheiros durante o julgamento das contas de jurisdicionados em sessão ordinária híbrida do Tribunal Pleno.
Em seguida, foram ao Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), onde, em uma das salas da Escola de Contas Otacílio da Silveira (Ecosil), participaram de treinamento sobre ferramentas de controle desenvolvidas pelo TCE-PB, como o Sagres, Tramita, GeoPB, Preço de Referência, entre outras. A apresentação foi realizada pelos auditores de controle externo Lisandro Moreira Pita e Ênio Martins Norat.
As visitas técnicas têm a função de aproximar a sociedade do dia-a-dia do controle externo. Buscam difundir conhecimentos sobre os ritos processuais e familiarizar a população com as ferramentas que a Corte de Contas disponibiliza, servindo ao controle social.
Ascom/TCE-PB
(08/06/2022)
Rafael Massoni