Por Ascom/TCE-PB

Estudantes de diversas instituições de ensino médio e superior visitaram, nesta quarta-feira (02), as instalações do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), onde acompanharam julgamento de prestação de contas e assistiram palestras sobre o funcionamento do Tribunal e ferramentas de controle externo.

A iniciativa é fruto de Acordo de Cooperação Técnica que envolve a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), por meio de sua Escola do Legislativo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, além do próprio TCE-PB, por meio da Escola de Contas Otacílio Silveira (ECOSIL). A parceria tem como objetivo a difusão de conhecimentos no meio estudantil acerca dos direitos e deveres da cidadania e da atuação das três Casas.

A visita começou no Auditório Ministro João Agripino, durante sessão do Tribunal Pleno, onde assistiram ao julgamento da prestação de contas da Prefeitura Municipal de São Francisco, relativa ao exercício de 2018. Os alunos foram saudados pelo presidente da casa, conselheiro Arnóbio Alves Viana, e pelos demais membros, que apresentaram seus argumentos, durante o julgamento, de forma didática, para facilitar o entendimento dos trâmites pelo público leigo.

Em seguida se encaminharam ao Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS) onde foram recebidos pelo Secretário Geral da ECOSIL, o advogado Carlos Aquino. Em uma das salas de aula da Escola de Contas acompanharam palestras dos auditores de contas públicas Lisandro Moreira e Ênio Morat, que apresentaram as principais ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo TCE e os canais de comunicação que são disponibilizados à população para o exercício do Controle Social e fortalecimento da cidadania.

Os cerca de 120 visitantes representaram as seguintes instituições de ensino: Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha, Universidade Federal da Paraíba e Unipê.

Ascom/TCE-PB

03/10/2019