Para promover o reconhecimento do protagonismo feminino e homenagear as mulheres, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) promoveu uma manhã especial para as servidoras nesta sexta-feira, 8 de março, com lanche especial, exposições de trabalhos manuais e karaokê com descontração entre as participantes. O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, teve a participação de servidoras ativas e aposentadas, colaboradoras terceirizadas e estagiárias.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Nominando Diniz deu boas-vindas às servidoras. “É uma satisfação mais um ano à frente do Tribunal der Contas e comemorar esse dia especial. Sei que o Dia da Mulher é todo santo dia. Mas é preciso um dia para demonstrar a importância que ela tem: na família, no trabalho, na nação, no Estado e no município. Portanto, quero dizer da minha alegria e satisfação e contem sempre comigo”, destacou o conselheiro Nominando Diniz.

À frente da organização de todo o evento, a diretora Administrativa Dinancy Montenegro, destacou a importância histórica dessa comemoração. “Sempre comemoramos essa data, ressaltando a importância da servidora para o nosso Tribunal”.

Dia Internacional da Mulher

A data, que é comemorada no mundo inteiro, foi criada no dia 08 de março de 1910, durante uma conferência na Dinamarca. Inicialmente, o propósito era homenagear 130 trabalhadoras assassinadas treze anos antes, dentro de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque/EUA.

No dia 08 de março de 1857, as operárias da fábrica de tecidos fizeram uma greve para protestar contra as péssimas condições de trabalho; e reivindicar a redução das jornadas que chegavam até 16 horas diárias, e também a equiparação de salários com os homens. No entanto, a manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica e morreram carbonizadas.

Somente no ano de 1975 – 118 anos depois do atentado – a ONU (Organização das Nações Unidas), oficializou a data por meio de um decreto. O objetivo não é apenas comemorar as conquistas já alcançadas, mas também discutir o papel da mulher na sociedade atual, e as medidas que devem ser adotadas contra o preconceito, a violência e a desvalorização das mulheres.

Banco de Dados  

Ascom/TCE-PB

08/03/2024

Fábia Carolino