Por Edição: Fábia Carolino

Nesta sexta-feira (07), às 10h, ocorre Aula Magna do lançamento do curso do Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (Mesp), no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas do Tribunal de Contas da Paraíba.

O professor Isaías Coelho, PHD em comércio internacional e finanças públicas pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, um dos mais renomados especialistas em Economia Internacional, fará aula magna. Ele falará sobre “Finanças Públicas no Brasil e no Mundo: desafios e oportunidades” para os convidados e alunos do mestrado.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fernando Catão disse que esse é o segundo curso de mestrado fruto de uma parceria do  TCE-PB, por meio da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), com o Programa de Pós-Graduação em Economia do Setor Público da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O primeiro mestrado aconteceu em 2015. “O curso vai oportunizar muitos trabalhos voltados para melhorar a prestação dos serviços públicos no estado”, declarou.

A cooperação técnico-científica entre TCE e UFPB será financiada pela Corte de Contas por meio de Fundo de Fiscalização Orçamentária e Financeira Municipal, cujas principais fontes de receita são as multas aplicadas aos jurisdicionados. Dos alunos selecionados, oito são servidores do Tribunal de Contas do Estado, 12 vagas são de jurisdicionados e 04 vagas de ampla concorrência.

Sobre Isaías Coelho

O professor Isaías Coelho é PHD em comércio internacional e finanças públicas pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, tendo sido orientado por Ronald Jones, um dos mais renomados especialistas em Economia Internacional.  Na carreira de Agente Fiscal Federal, foi Secretário-Adjunto da Receita Federal do Brasil.

Como economista do Fundo Monetário Internacional, assessorou reformas fiscais em vários países, dentre os quais destacam-se as reformas nos países do leste europeu e em vários países da ex-União Soviética.  Ainda no FMI, foi Chefe da Divisão de Políticas Tributários deste órgão. No Brasil, mais recentemente, foi assessor especial do Ministro da Economia, Paulo Guedes, nas discussões sobre reforma tributária.

Na área acadêmica, foi professor-adjunto do departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), tendo publicado trabalhos relevantes em sua área de atuação. Atualmente, é professor da pós-graduação da FGV Direito em São Paulo, onde coordena o Núcleo de Estudos Fiscais (NEF).

Ascom/ TCE-PB

(07/07/2022)

Fábia Carolino