Por Ascom/TCE

A necessidade de discutir a atuação e criação de órgãos de controle interno municipais na Paraíba motivou o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO-PB) a realizar o encontro “FOCCO e Municípios – Construção de Pactos pelo Controle Interno”. Foram convidados para o evento, que aconteceu nesta quarta-feira (21) pela manhã, os prefeitos e equipes técnicas dos dez municípios paraibanos com maior população, além de representantes dos órgãos integrantes do Fórum.

O objetivo principal do encontro é debater a construção de pactos, entre os municípios e o FOCCO-PB, com planos de ações para o desenvolvimento e funcionamento adequado das estruturas de controle interno. Atualmente apenas cerca de 40% dos municípios do estado possuem o controle interno, e muitos deles apresentam dificuldades na aplicação das ferramentas necessárias.

O palco do auditório do SEBRAE-PB recebeu representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, das Controladorias Gerais da União, Estadual e Municipais, além do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Eles apresentaram casos de sucesso, estruturas modelo e diretrizes para a implantação e melhoria de estruturas de controle interno.

O coordenador de controle interno, Flávio Roberto Gondim Vital, do TCE-PB, mostrou números da evolução do cenário desde 2016, quando o Tribunal pôs em prática um plano estratégico para estímulo da criação de unidades de controle interno. Em parceria com o FOCCO-PB, o trabalho alcançou números significativos, com 54 municípios implantando o controle interno – eram 27 em 2016, agora são 81 prefeituras. Mas destacou que ainda há muito a ser feito. “O desafio é enorme e nosso papel no processo é gigante. Mas com certeza teremos algo de produtivo e melhor daqui pra frente”, completou.

Ascom/TCE-PB

(21/11/2018)

Rafael Massoni