O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) e o Ministério Público de Contas (MPC) formalizam, na sexta-feira (19), a adesão ao Projeto Banco Vermelho, iniciativa de conscientização e combate à violência contra a mulher e ao feminicídio. A solenidade será realizada a partir das 9h, no hall de entrada do TCE-PB.

Logo após, às 9h30, no Plenário Ministro João Agripino, será realizada a palestra “Assédio Sexual e Moral: um Olhar Sobre a Segurança da Mulher”, ministrada pela Tenente-Coronel PM Viviane Vieira, comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), com a participação da Capitã Suellen Simões Martins, subcomandante estadual da Patrulha Maria da Penha.

O Banco Vermelho tem como propósito provocar a reflexão da sociedade sobre o feminicídio e a violência doméstica. Criado na Itália em 2016 e respaldado no Brasil pela Lei nº 14.942/2024, o projeto busca divulgar canais de denúncia e ampliar o acesso a informações sobre as redes de proteção às vítimas.

O banco instalado no TCE-PB carrega uma mensagem de conscientização e compromisso institucional: “No TCE-PB, cultivamos respeito, memória e ação. Pelo fim da violência. Por feminicídio zero. DISQUE 100, 180, 190, 197.” Além disso, os visitantes podem deixar sua contribuição no mural, escrevendo mensagens de apoio e reflexão.

A iniciativa, com apoio da Assessoria de Comunicação do TCE-PB, reforça a importância da denúncia e da mobilização coletiva no enfrentamento à violência de gênero, homenageando vidas perdidas e inspirando ações de respeito e proteção às mulheres.