
Nesta quinta-feira (27), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encerrou um ciclo de palestras sobre a “Primeira Infância no Contexto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”. O evento ocorreu no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE-PB, em João Pessoa. A abertura foi feita pelo vice-presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes, que destacou o progresso das ações voltadas à primeira infância desenvolvidas pela Corte de Contas.

As palestras foram conduzidas pelo auditor de controle externo Luzemar Martins, com o objetivo de debater a importância de incluir a primeira infância no planejamento orçamentário das cidades. A proposta do ciclo é fortalecer a compreensão sobre o tema e fomentar a avaliação das políticas públicas relacionadas à primeira infância.
A orientação do TCE-PB é estimular ações em cada município para implementar e fortalecer as políticas públicas dedicadas à primeira infância. O Tribunal já havia realizado um ciclo de cursos em Patos no dia 25 e em Campina Grande no dia 26. Durante as atividades, mais de 400 representantes de diversos municípios foram reunidos para conhecer as iniciativas de órgãos públicos e agentes sociais focados na primeira infância, além de discutir as leis que propõem a criação de políticas públicas nessa área.
Com essa iniciativa, o TCE-PB busca garantir que a primeira infância receba a devida atenção nas diretrizes orçamentárias, promovendo um futuro mais sólido para as crianças da Paraíba. O evento nas cidades teve a organização da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil).




