Por Edição: Fábia Carolino

O Tribunal  de Contas do Estado da Paraíba completa, nesta terça-feira, 1º de março, 51 anos de existência e funcionamento, com uma atuação marcante na fiscalização das contas públicas.

O TCE-PB firmou-se como referência nacional nos avanços tecnológicos, com a criação e uso de ferramentas que permitem a transparência, o monitoramento e acompanhamento dos gastos públicos por toda sociedade. Além disso, alia o trabalho minucioso de análise dos registros contábeis à coleta e processamento de dados por robôs, inteligência artificial, inovação e uso de drones para realização de auditorias de obras públicas.

História do TCE-PB – O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, há um bom tempo inscrito na vanguarda do sistema nacional de controle externo, foi instituído pela Lei 3.627 que o governador João Agripino sancionou em 31 de agosto de1970. A instalação ocorreu em 1º de março do ano seguinte.

Sua missão compreende, primordialmente, o exame das contas anuais dos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as dos entes a estes vinculados. Isso envolve o julgamento de ações referentes ao uso do dinheiro, bens e valores públicos e, não menos, a conferência dos atos de gestão de pessoal, no âmbito do Estado e dos Municípios.

Ascom/TCE-PB

01/03/22