Por Edição: Fábia Carolino

Nesta quinta-feira (27) o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) reuniu servidores, estagiários, terceirizados e conselheiros  para comemorar o Dia do Servidor Público (28/10).

Em seu discurso, o presidente do TCE-PB enalteceu o compromisso dos servidores no desempenho das funções e ressaltou a importância de comemorar o Dia do Servidor Público com todos reunidos no café da manhã. “Temos aqui um ambiente de muita harmonia, muita paz e de muita produtividade, isso que é importante”.

O presidente da Corte reiterou sua gratidão a todos, que, como servidores públicos, desempenham com respeito, eficiência, zelo e dedicação suas funções. Todos que trabalham aqui vestem a camisa da instituição. Somos uma instituição respeitada por todos. “E isso se faz por conta de todos os nossos colaboradores”, disse.

E finalizou dizendo,  “quero aproveitar a oportunidade para, também, agradecer o apoio que tive de todos durante essa jornada na presidência que está para se encerrar. Renovamos neste dia, nossa gratidão e respeito a todos os Servidores Públicos que exercem com dignidade sua profissão. Muito obrigado pela atenção e vamos ao café”.

“Nossa homenagem a todos aqueles que fazem parte do TCE da Paraíba. Graças ao trabalho desenvolvido temos uma Corte eficiente e célere”.

 Histórico da data

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, comemora-se o dia do servidor público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Ascom/TCE-PB

(27/10/2022)

Fábia Carolino