Por Fábia Carolino

Por propositura do conselheiro André Carlo Torres Pontes, o Tribunal de Contas da Paraíba aprovou, à unanimidade, em sessão plenária desta quarta-feira (18), voto de pesar pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-ministro do Superior Tribunal Militar José Luiz Clerot.

Ele morreu aos 82 anos, última segunda-feira (16) no seu apartamento, em Brasília, onde tentava recuperar-se de uma pneumonia e repousava de um quadro pós-operatório, ao submeter-se a cirurgia para colocação de uma de ponte de safena e um marca-passo no coração.

Em apoio à proposta de pesar, o conselheiro Arnóbio Viana enalteceu a capacidade intelectual e a competência do ex-ministro no campo jurídico, bem como sua atuação parlamentar em defesa dos interesses do estado.

O conselheiro Fernando Catão lembrou, por sua vez, que à época em que trabalhou na administração pública pode testemunhar o quanto a atuação do parlamentar “ajudou a Paraíba”. E completou: “é uma perda para o nosso estado”.

Ao longo de sua carreira profissional, José Luiz Clerot foi também membro do grupo brasileiro da Sociedade Internacional de Direito Penal Militar e Direito de Guerra, além de advogado de presos políticos durante o regime militar.

ASCOM – TCE-PB

18/04/2014