Por Fábia Carolino

O Tribunal de Contas da Paraíba, em sessão plenária na quarta-feira (13), aprovou voto de aplauso aos ganhadores do prêmio nacional de melhor trabalho em ‘Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor’, apresentado no XII Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Gradução em Ciências Contábeis.

Sob o título ‘A Influência do Federalismo Fiscal sobre o Estresse Fiscal dos Municípios Brasileiros’, foi desenvolvido pelo auditor de contas públicas do TCE-PB, Josedilton Alves Diniz, pelo professor Severino Cesário de Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e por Frâncico Dantas Junior, mestrando na Universidade Federal da Paraíba.

Autor da propositura em homenagem a equipe, o presidente do Tribunal, conselheiro André Carlo Torres Pontes, destacou a importância do trabalho conjunto e enalteceu, particularmente, a contribuição dada ao Tribunal pelo auditor Josedilton Diniz no desenvolvimento de ferramentas e procedimentos para aperfeiçoamento e evolução do controle externo.

Realizado de sábado a última terça-feira (9 a 12/06), a 12º edição do congresso reuniu em João Pessoa membros da comunidade  acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes para debates em torno da produção técnico-científica na área das Ciências Contábeis.

As principais discussões se concentraram em temas como ‘Controladoria e Contabilidade Gerencial’, ‘Contabilidade para Usuários Externos’, Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais’, ‘ Educação e Pesquisa em Contabilidade’ e ‘Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor’.

Ascom TCE-PB

15/06/2018