Por Edição: Fábia Carolino
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) apoia o movimento mundial ‘Maio Amarelo’. O objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
A ação faz uso da cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza alerta, cuidado, atenção e respeito às leis de trânsito. É um movimento internacional e que leva as pessoas à conscientização pelo alto índice de mortes e acidentes de trânsito.
Histórico – O movimento ‘Maio Amarelo’ foi criado em 2014 para chamar a atenção para o alto índice de óbitos e feridos nas ruas, rodovias e estradas em todo o mundo e também estimular a participação da população, das empresas, dos governos e das entidades em ações de conscientização no trânsito.
A escolha do mês foi motivada após uma Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que definiu o período de 2011 a 2014 como a Década de Ações para Segurança no Trânsito.
O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas e a nona maior causa de mortes no mundo. A OMS estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030 se nada for feito. Dessa forma, a ação da ONU visa, por meio de campanhas como ‘Maio Amarelo’ e planos para redução de acidentes, salvar vidas.
Ascom/TCE-PB
(03/05/2023)
Fábia Carolino