Por Ascom/TCE-PB

Solenidade prestigiada por conselheiros, procuradores, auditores e técnicos, marcou na manhã desta sexta-feira (7), o encerramento da 4ª edição do curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública promovido pelo Tribunal de Contas da Paraíba. A turma concluinte, de 33 alunos, leva o nome da auditora de contas públicas Maria Zaira Chagas Guerra Pontes.
O presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes, abriu o evento parabenizando os concluintes por terem dado “um passo importante não só na sua qualificação profissional, mas também na vida”.
E anteviu que muitos deles, certamente, serão convidados a atuar na programação de cursos à distância a ser realizada pela escola de contas do Tribunal – a Ecosil, em 2019, já sob a presidência do conselheiro Arnóbio Viana, idealizador da capacitação quando promoveu a primeira edição do curso, em sua gestão no biênio 2007/2008.
Respectivamente patrono e paraninfa da turma, o procurador Bradson Camelo e a procuradora Sheyla Barreto, membros do Ministério Público de Contas, enalteceram o compromisso da turma concluinte em acompanhar com toda atenção e dedicação o conteúdo programático do curso.
Além, ainda, da perspectiva de se tornarem – agora mais qualificados – referência na vida de outras pessoas ao focar sua atuação profissional e suas ações enquanto cidadãos na defesa permanente da boa aplicação dos recursos públicos.
Em seguida, a homenageada Zaíra Guerra atribuiu a generosidade dos alunos “o gesto afetuoso” de identificar a turma com seu nome. Após chamar cada concluinte para se identificar perante o público presente, ela conclamou todos a serem, em seus municípios e regiões, “multiplicadores dos conhecimentos aqui obtidos”.
– Agindo assim, cumpriremos, na prática, o propósito essencial do curso – melhorar a qualidade da gestão pública, disse ao chamar, em seguida, o orador da turma, o concluinte Rômulo Gomes Pereira, para os agradecimentos aos professores, à Escola de Contas e ao TCE pelo aperfeiçoamento proporcionado ao grupo.
Coordenador da Ecosil, o conselheiro Marcos Costa encerrou a solenidade chamando atenção para os avanços alcançados pelo TCE paraibano no controle externo em sua trajetória de quase 50 anos.
Ele observou, a propósito, que uma nova era do controle externo permite hoje que os concluintes repassem seus conhecimentos técnicos em seus municípios e órgãos de origem em meio a avanços como o acompanhamento da gestão em tempo real, implementado de forma pioneira no país pelo TCE da Paraíba.
E, por fim, em nome do auditor Luzemar Martins, coordenador do curso, e da diretora da Ecosil, Fabiana Luzia, o conselheiro agradeceu a todos que trabalharam para tornar possível o aperfeiçoamento realizado em 216 horas aulas, numa grade de 11 disciplinas ministradas por professores integrantes do próprio quadro do TCE.
Durante o curso, os participantes tiveram oportunidade, por exemplo, de aprofundar conhecimentos em ‘Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal’, ‘Instrumentos de Orçamento, Planejamento e Gestão’, ‘Licitações, Contratos e Convênios’, ‘Gestão de Pessoal no Setor Público’, ‘Gestão de Pessoal – Aposentadorias e Pensões’, e ‘Controle Interno’.
Depois, encerrada a solenidade, todos se dirigiram ao Centro Cultural Ariano Suassuna para descerramento da placa da turma concluinte, numa das salas da Escola de Contas.
ASCOM TCE-PB
07/12/2018