Por Edição: Fábia Carolino
TABAGISMO X CORAÇÃO
O hábito de fumar também chamado de tabagismo é o principal fator de risco modificável para a saúde cardiovascular. São muito bem conhecidos os males do tabagismo para o pulmão e desenvolvimento do câncer. Mas o coração e vasos são outras vítimas deste mau hábito.
O tabagismo leva à alteração no endotélio, camada interna dos vasos, ocasionando diminuição na produção de óxido nítrico local, evoluindo para rigidez arterial, maior propensão aos depósitos de gordura e futuros entupimentos destes vasos, reduzindo a chegada de sangue para órgãos importantes, tais como o coração e cérebro.
Quem fuma tem a chance aumentada em aproximadamente 4 vezes de ter um infarto cardíaco ou acidente vascular cerebral (derrame) em relação a quem nunca fumou. Após 1 ano de cessado o tabagismo, o risco de ter um infarto será reduzido à metade e após 10 anos esse risco é igual ao de quem nunca fumou.
Existem várias formas de tratamento para quem deseja parar de fumar: acompanhamento psicológico, uso de nicotina (patch cutâneo ou goma de mascar), hipnose, acupuntura e eficazes medicamentos. Quem fuma precisa conversar com seu médico e decidir qual será a melhor conduta a ser adotada.
Serviço de Atenção à Saúde
09/08/2021