Por Edição: Fábia Carolino

A emergência de uma pandemia suscitou novos debates e trouxe à tona uma série de aspectos relacionados à saúde dos trabalhadores e revelou, dentre outras coisas, uma emergência do cuidado em saúde mental. Palavras como distanciamento social, isolamento, quarentena passaram a fazer parte da vida das pessoas. As repercussões foram e estão sendo sentidas não apenas pelos trabalhadores, mas por toda a população.

Emergem, nesse cenário, os debates sobre o desenvolvimento da Síndrome de Burnout (SB).

A ocorrência da SB originalmente foi descrita entre profissionais cujo contato direto com pessoas é parte integrante do seu processo de trabalho, a exemplo dos profissionais da saúde, professores, bancários, funcionários de repartições públicas, dentre outras. Mas, atualmente, os estudos a respeito da síndrome têm sido ampliados para grupos pré-ocupacionais, a exemplo de estudantes de graduação, ainda mais nesse período pandêmico que enfrentamos.

Apresenta-se como uma síndrome tridimensional caracterizada pela exaustão emocional, despersonalização e sensação de realização profissional reduzida. Na primeira situação, considerada o traço inicial da síndrome, o trabalhador sente-se esgotado, tanto emocional quanto fisicamente e sem energia; há a sensação de ter havido esgotamento dos recursos necessários à realização das tarefas. Na segunda situação, o profissional mostra-se insensível, demonstrando comportamentos de cinismo e dissimulação afetiva diante das pessoas que teria que ajudar, os contatos tornam-se impessoais, desprovidos de afetividade, desumanos. Já no terceiro caso, os profissionais realizam uma autoavaliação negativa, associada a uma sensação de insatisfação e infelicidade com o trabalho.

A prevenção da Síndrome de Burnout passa por evitar situações desgastantes no trabalho e praticar atividades que diminuam o estresse. 

Diante do reconhecimento da Síndrome de Burnout no trabalhador, este pode buscar ajuda com profissionais especializados, seja com psicólogo e/ou psiquiatra.

Serviço de Atenção à Saúde

 25/08/2021