Por Ascom/TCE-PB

“A Auditoria na Era da Tecnologia da Informação: inovação, desafios e oportunidades”, será o tema do Seminário dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, que acontecerá na sexta-feira (03/05).
Gratuito e aberto ao público, o evento está marcado para o período da manhã, das 8h 30 às 12hs, no Espaço Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao TCE-PB.
O evento integra as comemorações pelo Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, celebrado em 27 de abril. Com foco no tema central “Auditoria de Controle Externo no Século XXI”, o objetivo é ampliar o debate em torno dos desafios enfrentados pela categoria diante dos avanços tecnológicos, da transparência e o seu papel como agente na fiscalização e no combate à corrupção. O seminário terá apresentação/debate com explanadores como o professor Dr. Aléssio Almeida ( UFPB), que abordará o tema, “Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Usando Big Data e Machine Learnig”.
O seminário é uma realização do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – SINDCONTAS, a Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-PB – AudTCE/PB e a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – ANTC, Iniciativa da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE da Paraíba Aud-TCE/PB).
Como painelistas do assunto, estarão os auditores de contas públicas Willo Pinheiro, Weverton Sena, André Agra e Pedro Fleury, todos do Tribunal de Contas da Paraíba. O momento será mediado pela auditora Lúcia Patrício.
Outras exposições do evento vão abordar: “ A Moderna Rede de Fiscalização e Controle: Tendências de Compartilhamento de Dados”; “Planejamento de Orçamento Municipal: Análise das Técnicas de Mineração de Texto”; “Auditoria 4.0: Desafios e Oportunidades na Era Digital”; e “Processo de Acompanhamento de Gestão e Desafios do Controle Preventivo”.
SAIBA MAIS – O Dia Nacional do Auditor de Controle Externo é celebrado todo ano, em 27 de abril, com inúmeros debates e atividades em todo o país. O Auditor de Controle Externo é o servidor público que atua em atividades fins dos Tribunais de Contas brasileiros, desenvolvendo atividades de fiscalização, análise e instrução de processos de controle externo.
Ascom/TCE-PB
29/04/2019
Perfil dos expositores
Aléssio Almeida (Palestra: Monitoramento e avaliação de políticas públicas usando big data e machine learning).
Possui graduação em Economia pela UFPB e em Sistemas em Telecomunicações pelo IFPB, com mestrado e doutorado em Economia Aplicada pelo PPGE/UFPB. É professor Adjunto III do Departamento de Economia da UFPB, atua como membro permanente nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada e em Economia do Setor Público e coordena o Laboratório de Economia & Modelagem Aplicada (lema.ufpb.br). Atualmente, é pesquisador de estudos fomentados pelo IPEA, CNPq, FAPESQ e TCE-PB. Em 2015, sua tese foi ganhadora do 35º Prêmio BNDES de Economia, categoria Doutorado. Tem experiência em pesquisas na área de Avaliação de Impacto de Políticas Públicas, Data Science, Economia da Saúde e da Educação, bem como no desenvolvimento de ferramentas analíticas, com interface de visualização dinâmica, para controle social, monitoramento e avaliação de projetos.
André Agra (Painel: Auditoria 4.0: desafios e oportunidades na era digital).
Graduado em Engenharia Civil (UFPB); Mestre em Geotecnia e Transportes (UFPB); Especialista em Administração na área de Qualidade e Produtividade (UFPB/ILAT – Instituto Latino Americano de Avaliação Tecnológica); e Mestre em Ciências das Religiões (UFPB). Cursou ainda Ciências Jurídicas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Exerceu os cargos de Secretário de Obras (2013 – 2016) e Secretário de Planejamento, Gestão e Transparência do Município de Campina Grande (2014-2018) . É Auditor de carreira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB). Foi Presidente do Conselho da Cidade, Presidente do Conselho de Habitação e Presidente do Comitê Gestor de PPPs e Concessões de Campina Grande. Possui quatro obras publicadas, entre elas: “Moral Sexual – A mulher pós-moderna no confessionário”, “Conversas com Júlia” e “Insurretos do Eu”, além de ser colaborador do livro “Corpo e Saúde – Ensaios Socioantropológicos”, com o capítulo “A mulher e a moral sexual cristã”. Trabalhou na Federação da Indústria da Paraíba (FIEP) e em diversas empresas de Construção Civil. Tem certificação internacional na área de Smart City, concedido pelo ICDF – Internacional Cooperation and Development Fund, em Taiwan. E Certificado em Auditoria Governamental, concedido pelo National Audit Office da República of China, Taiwan.
Willo Pinheiro (Painel: A moderna Rede de Fiscalização e controle: tendências de compartilhamento de dados com os Tribunais de Contas).
Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Especialista em Direito Público pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro (2009). Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará (2013). Tecnólogo em Gestão Pública pela UFPB (2018). Iniciou sua carreira trabalhando em Brasília-DF prestando serviço de T.I ao Banco Central, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entre outros clientes. Em 2008 ingressou, por meio de concurso público, ao cargo de Analista de TI na Secretaria da Fazendo do Estado do Ceará. Em 2011 assumiu o cargo efetivo de Auditor de Contas Públicas, especialidade T.I, no TCE PB trabalhando na Auditoria das Gestões Municipais. Em 2017 assumiu a função de Assessor Técnico lotado no Setor de Gestão da Informação e desde então é Agente de Integração junto à Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo – InfoContas, representando o TCE PB.
Weverton Sena (Painel: Os municípios planejam os seus orçamentos? Uma análise através da utilização de técnicas de mineração de texto).
Auditor de Contas Públicas do TCE-PB desde 2007. Mestre em Economia do Setor Público (UFPB), Pós-Graduado em Gestão e Auditoria Pública (IESP), Bacharel em Ciências Contábeis (Estácio), Graduado em Tecnologia em Telecomunicações (IFPB).
Pedro Fleury (Painel: O processo de acompanhamento da gestão e os desafios inerentes ao controle preventivo).
No primeiro trimestre de 2009, exerceu a função de angariador de fundos para a ONG Save The Children, na unidade de Denver/CO. Em 2010, participou do Curso de Extensão “Formação em Finanças” oferecido pela COPPEAD/UFRJ. Em 2012, graduou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No período de 2011 a 2014, trabalhou como consultor na Visagio Consultoria, com ênfase em projetos de otimização, supply chain, processos e tecnologia. Em meados de 2018, após aprovação em concurso público, assumiu o cargo efetivo de Auditor de Contas Públicas no TCE/PB, trabalhando, desde então, na Divisão de Acompanhamento da Gestão (DIAG).
Lúcia Patrício (mediadora)
Engenheira Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental – MBA pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2011). Bacharela em Administração pela Universidade de Santo Amaro (2014). Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Trabalhou na Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (2006). Através de concurso público, ingressou no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE-PB (2007) como Auditora de Contas Públicas, integrando, durante nove anos, a Divisão de Controle de Obras Públicas. Atualmente, atua no Grupo de Auditoria Operacional do TCE/PB (2016), onde tem trabalhado com a temática ambiental, entre outros setores relacionados a políticas públicas. Tem contribuído na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental no Estado da Paraíba (CIEA-PB), representando o TCE-PB.