Por Fábia Carolino

A importância do controle externo no Brasil – seus desafios e perspectivas, – será eixo condutor dos debates do seminário “Passado, presente e futuro: uma discussão sobre o sistema Tribunais de Contas”, próxima sexta-feira (27), no Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao TCE-PB.
O evento, que marcará a passagem do Dia do Auditor – comemorado em 27 de abril – é promoção conjunta do Tribunal de Contas da Paraíba, da Associação dos Auditores de Controle Externo (AudTCE-PB) e do Sindicato dos Profissionais de Auditoria (Sindcontas-TCE-PB).
Para o presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes – que fará, às 8 h, pronunciamento de abertura – o seminário é uma oportunidade para “compreender o processo histórico de construção desse sistema no Brasil, com seus momentos de superação de dificuldades e sua evolução até os dias atuais”.
Além, ainda, segundo frisou, de “demonstrar para a sociedade o quanto os Tribunais de Contas são importantes e necessários para assegurar a transparência, eficiência e a efetividade da gestão pública”.
PALESTRANTES – O procurador Júlio Marcelo de Oliveira, que atua pelo Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União, será um dos palestrantes do seminário. Graduado em Direito e em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, ele preside, atualmente, a AMPCON – Associação Nacional do Ministério Público de Contas.
O ministro substituto do TCU e auditor federal de controle externo, Marcos Benquerer Costa, também proferirá palestra. Professor universitário, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Marcos Benquerer é presidente a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiro Substitutos dos Tribunais de Contas ( Audicon).
O conselheiro Fábio Túlio Figueiras Nogueira, membro do TCE-PB e que hoje preside a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon – é outra presença confirmada como palestrante do seminário.
A programação do evento confirma também exposição do presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Francisco José Gominho Rosa.
O jornalista João Villaverde, especializado em economia pela Fundação Getúlio Vargas, atuará como palestrante e mediador de painéis. Finalista do Prêmio Esso Exxon-Mobil de Jornalismo, em 2015, ele cobriu por quase cinco anos macroeconomia, mercado de trabalho e movimento sindical pelo “Valor Econômico”.
INSCRIÇÕES E PÚBLICO – Também aberto ao público, o seminário reunirá auditores de controle externo e servidores do TCE, conselheiros, conselheiros substitutos, membros do Ministério Público de Contas e representantes instituições de controle e da sociedade civil.
As inscrições permanecem abertas e podem ser realizadas, gratuitamente, por meio do portal do Tribunal de Contas da Paraíba na página da Ecosil , no link do Doity
ASCOM TCE-PB , 25/04/2018