Por Fábia Carolino


Representante do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba participam do 8° Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, que acontece no Amazonas. O evento que reúne 200 representantes de Corte de Contas do país visa alinhar os conhecimentos dos TCs do país sobre a gestão de pessoas no serviço público, compartilhando experiências e ampliando a rede de contatos em busca de soluções conjuntas.
Da Paraíba participam, além do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira, a chefe de Departamento de Gestão de Recursos Humanos, Ana Karolina De Farias Guedes Tenório e o chefe de Divisão de Recursos Humano, Erivalter Fernandes Miguel.
Ao falar na abertura do evento, a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, ressaltou a relevância do intercâmbio de ideias em busca de boas práticas no setor de gestão de pessoal. “Alegro-me de ver aqui pessoas que sabem que é possível alcançar mudanças por meio da união e do alinhamento de ideias. Apesar de termos avanços tecnológicos na gestão pública, só poderemos alcançar a excelência por meio do conjunto entre as pessoas”, pontuou a conselheira, ao cumprimentar os presentes.
Também durante a abertura, o conselheiro-presidente da Atricon, Fábio Túlio Nogueira, reafirmou o papel da Corte de Contas amazonense em realizar encontros que visam as instituições de boas práticas. “Queremos parabenizar a todos os presentes e vamos utilizar encontros como este como exemplo para novos encontros técnicos. Tenho certeza que, ao final dos trabalhos, teremos a certeza de que o conteúdo do encontro valeu a pena”, afirmou.
Ciclo de palestras- O encontro iniciou o ciclo de palestras, debates e apresentações de cases com a palestra magna “Planejamento da Força de Trabalho”, ministrada pelo especialista em gestão de pessoas José Hipólito. Na parte da tarde de hoje, o evento teve a apresentação do case “Programa de Desenvolvimento de Liderança, uma experiência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul”, além de trocas de ideias, debates e a apresentação dos resultados do Marco Medição de Desempenho (MMD) da área de gestão de pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil.
Coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp/TCE-AM), o evento reúne, hoje e amanhã (17), servidores dos TCs participam de apresentações de cases de sucesso na área de gestão de pessoas, além de debates, rodas de conversa, apresentações culturais e palestras.
Na manhã e tarde desta sexta-feira (17), durante o 2º dia do encontro, além de apresentações culturais e mais trocas de ideias, o evento terá a apresentação do Case “Dimensionamento da Força de Trabalho, uma experiência do Tribunal de Contas da União” e do case “Implantação de Gestão Por Competências, uma experiência dos Tribunais de Contas de Minas Gerais e Distrito Federal”.
Entre as rodas de conversas e workshops estão temas como a perspectiva do futuro do dimensionamento da força de trabalho com a utilização do Data-Analytcs, debates sobre o processo seletivo para cargos em comissão, além da consolidação dos trabalhos, antes do encerramento, entre outros.
Ao final do evento, os participantes enviarão uma carta de intenções à Atricon, contendo indicativos e sugestões de mudanças que possam beneficiar a atividade de gestão de pessoas nos Tribunais de Contas do Brasil.
Ascom/TCE-PB
(17/08/2018)