Por Ascom/TCE-PB

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba foi representado, por designação do presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Viana, no 10º Educontas – Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas, pelo secretário geral da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), advogado Carlos Aquino.

O tema desta edição, que aconteceu no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), entre os dias 26, 27 e 28 de agosto, foi “O que a sociedade brasileira espera dos tribunais de contas do Brasil e o papel das escolas de gestão e contas”.

Para o secretário Carlos Aquino o evento “contribuiu, sobremaneira, para o aprimoramento das atividades educacionais dos Tribunais de Contas, uniformização e integração de ações, tendo por escopo instrumentalizar medidas pedagógicas para que os gestores públicos cada vez mais possam estar sintonizados com a coletividade”.

Segundo ele, “submetidos à lei com ações compatíveis com moderna exigência dos métodos contemporâneos e tecnológicos que se exige para melhor exercício da sua atividade” avaliou.

De acordo com o presidente da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira, parceiro do evento, as Escolas de Contas exercem papel primordial na melhoria da gestão dos recursos públicos, porque “assumem o caráter pedagógico do Controle Externo”. 

O Educontas é uma iniciativa  das Escolas de Gestão dos Tribunais de Contas, com promoção do Comitê de Aperfeiçoamento Profissional, sob a coordenação do Instituto Rui Barbosa (IRB).

A ação visa à interação de gestores e técnicos que atuam na educação profissional dessas unidades de ensino, a fim de compartilhar boas práticas na gestão educacional disponibilizadas aos servidores dos Tribunais de Contas, aos órgãos e entidades jurisdicionados e para a sociedade civil.

Acesse a programação de debates do evento  https://educontas.tcm.sp.gov.br/

Ascom/TCE-PB

29/08/2019

Fábia Carolino