Por Edição: Fábia Carolino

O Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), na sexta-feira (29), foi palco da segunda noite do “Programa Raízes Paraibanas: TCE-PB preservando a cultura dos municípios”, contemplando a cidade de Monte Horebe, oportunidade em que teve apresentações musicais e lançamentos de livros de talentos artísticos e culturais daquele município. A primeira edição do Programa foi com o município de Princesa Isabel.

A primeira apresentação da noite foi com a Orquestra de Violinistas Acordes do Monte. A orquestra é formada por alunos do programa social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Aproximadamente 500 crianças e adolescentes são atendidos pelo programa. Atualmente mais de 50 crianças estão em atividades diretamente com música.

A Quadrilha Junina Vozes do Sertão, a mais tradicional do município de Monte Horebe, também fez seu show na segunda apresentação. Com mais de cinco anos de existência, o grupo conquistou grande relevância cultural na região, como um importante símbolo da cultura junina.

Formada por 50 músicos, a Banda Marcial Princesa Serrana, criada em 2017, que utiliza duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão, também foram aplaudidos durante as apresentações.

Em seguida, veio o instrumental com Lira e Violão, com a execução da canção “Anunciação” de Alceu Valença ao som do Maestro Edilson Ferreira no violão e de Pedro Emanuel na lira.

Encerrando a Noite de Monte Horebe, teve a apresentação “Repente ao Som da Viola”, com o poeta Levi Bezerra. Além do lançamento do livro do autor Horebense, José Oliveira Costa.

“O projeto Raízes Paraibanas” que conta com o apoio do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais, tem como objetivo ressaltar as tradições e a cultura dos municípios paraibanos, conforme explicou o presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, que foi o idealizador do programa. O programa passa  a fazer parte do cronograma de atividades do Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS). 

O Programa Raízes Paraibanas, que tem a coordenação do diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho e sua equipe, é destinado à promoção de apresentações artísticas (musicais, poesia, literatura, teatro, etc.), tendo por centralidade a evidenciação do potencial cultural dos municípios interessados em tais atividades. O cerimonial poético é conduzido pelo poeta Marconi Araújo.

Galeria de Fotos  

Ascom/TCE-PB

(02/10/2023)

Fábia Carolino