O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, recebeu, na manhã desta terça-feira (1º), a visita institucional da defensora pública-geral do Estado, Madalena Abrantes. O encontro teve como foco a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Especial de Proteção à Infância e Juventude (NEPIJ), vinculado à Defensoria Pública.

Durante a reunião, representantes da Defensoria detalharam as ações do NEPIJ, cuja missão é zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, oferecendo suporte e auxílio aos membros da instituição sempre que a demanda envolver, direta ou indiretamente, esse público em situação de vulnerabilidade.

A defensora pública-geral explicou que o NEPIJ é composto por duas coordenadorias: uma voltada à defesa de adolescentes em situação de conflito com a lei e outra dedicada à proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência, com foco em direitos individuais e coletivos.

Ao final do encontro, o conselheiro Fábio Nogueira convidou a Defensoria Pública a integrar o Pacto Paraibano pela Primeira Infância, iniciativa que busca estimular a implementação e o fortalecimento de programas, projetos e ações voltados às crianças de 0 a 6 anos. Ele também informou que o lançamento oficial do pacto acontecerá no dia 28 de abril, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa.

Pacto Paraibano pela Primeira Infância tem como objetivo consolidar políticas públicas que garantam o desenvolvimento infantil adequado, assegurando a proteção e o bem-estar das crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Participaram da visita a consultora jurídica da Defensoria Pública, Ciane Feliciano; a ouvidora-geral, Inise Machado; a assistente jurídica, Rachel Soudré; as defensoras públicas, Beterzene Barros e Maria Auxiliadora Targino; e a estagiária, Isabela Arruda.