Por Edição: Fábia Carolino

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, recebeu na manhã desta terça-feira (30), representantes da Controladoria-Geral da União (CGU). Eles  conheceram ferramentas de fiscalização criadas pelo TCE-PB para aprimorar e fortalecer o sistema de controle externo. 

Estiveram presentes na reunião o superintendente da Controladoria Geral da União da Paraíba, Severino Queiroz; o  secretário de Combate à Corrupção da CGU, João Carlos; a secretária Adjunta de Combate à Corrupção da CGU, Luana Roriz; o diretor de Operações Especiais da CGU, Israel Carvalho; e o coordenador de Operações da CGU Paraíba, Giuliano Guerra.

O encontro serviu, entre outros pontos, para consolidar, ainda mais, as parcerias que têm sido efetivadas entre as duas instituições. Segundo o presidente do TCE, Fernando Catão, contribuir com a transparência é uma das missões da Corte de Contas. “Estamos sempre juntando esforços e tecnologia na defesa da coisa pública”, destacou.

Na ocasião, o auditor do controle externo do TCE-PB, Josedilton Diniz, fez  demonstração da ferramenta “ Ajunta”-  uma Ferramenta de detecção de conluio usando Inteligência Artificial. Ele destacou o que é contrato inteligente, reforçando o processamento de informações, bem como a decodificação pelos mecanismos tecnológicos.

Ele também pontuou sobre a diferença entre consulta pontual x análise de Ecossistemas, que é parte integrada da ferramenta Ajunta, além de fazer uma análise de caso em que mostra que a ferramenta do TCE-PB é mais eficiente em comparação às análises feitas manualmente.

Os representaes da CGU  demonstraram interesse em uma parceria com o TCE-PB para nacionalizar a ferramenta. 

Participaram ainda das reuniões pelo TCE-PB, auditores do controle externo, Fábio Guerra e Willo Pinheiro.

Ascom/TCE-PB

30/08/2022

Fábia Carolino