Integrantes da Associart-PB visitam TCE e doam telas para acervo da Corte de Contas

A presidente da Associação dos Artistas Plásticos da Paraíba (Associart-PB), Célia Maria Gondim Maia Pinto, visitou o conselheiro Fernando Catão na sexta-feira (13/08), acompanhada das artistas plásticas Evanice Santos e Ana Cleide Viana Figueiredo, além do diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho e da coordenadora da Assessoria de Comunicação do TCE, jornalista Fábia Carolino.

Na ocasião, as artistas doaram telas ao Tribunal de Contas.  As doações fazem parte de uma ação do Centro Cultural Ariano Suassuna que visa estreitar o relacionamento com artistas plásticos de todo o país, valorizando o trabalho de cada um e montando, pouco a pouco, um rico acervo permanente de obras de arte para o Tribunal de Contas do Estado.

A presidente da Associart-PB, Célia Gondim, destacou e agradeceu ao conselheiro Fernando Catão o apoio do TCE-PB durante a pandemia, especialmente quanto aos projetos “Quarentena Cultural” e “Paraíba em Artes”, que permitiu e continua exibindo exposições de artes plásticas por meio das redes sociais.

O conselheiro Fernando Catão agradeceu o desprendimento e a gentileza das artistas em doarem obras para o acervo do TCE, destacando o alto nível das telas e garantindo preserva-las, valoriza-las e futuramente expor o acervo ao público. “Cada vez mais, o TCE-PB anda de mãos dadas com a classe artística e colaborando com o engrandecimento da cultura paraibana”.

DOAÇÕES – Durante o encontro foram doadas as seguintes telas:

1) Título: Vendedora de Frutas (60x90cm) – Acrílico sobre tela

Autoria: Célia Gondim

2) Título: Rei do Quinto Naipe do Baralho (1,35m x 80cm) –     Acrílico sobre Canvas – Autoria: Ana Cleide Viana Figueiredo

3) Título: Barreira do Cabo Branco (70cm x 80cm) – Acrílico sobre tela – Autoria: Evanice Santos

A professora Evanice Santos, por sua vez, homenageou o conselheiro Fernando Catão e o diretor do CCAS, Flávio Sátiro Filho, respectivamente, com um acróstico (poesia com as letras iniciais de cada um deles) e um livro autografado de sua autoria, intitulado “Poemas da Liberdade”.

Já a artista Ana Viana, explicou a inspiração da sua tela, intitulada “Rei do Quinto Naipe do Baralho”, que nasceu de um poema dedicado a Ariano Suassuna pelo escritor Guimarães Rosa em dedicatória da edição de Sagarana e a primeira Tutaméia, como vale o registro:

A Ariano Suassuna:

Em tempo duro ou tranqüilo

Riobaldo abraça João Grilo

E já que a arte é vera e uma,

o Rosa abraça Suassuna!

Aqui, d´El-Suassuna!

Oh grande Ariano

meu de de todos!

Irmão, sansão, gedeão,

campeão dos vivíssimos textos recitáveis

mistérios claros, apogeus vivenciados

(e do Gato que descome dinheiro),

Suassuna dito,

bendito,

colhedor de aplausos,

jardim do mato regado a orvalho,

Rei do quinto naipe do baralho

e Chefe de roteiros

capaz de guardar coisas bem raras

na lembrança e no coração da gente

principalmente deste seu

em afeto e abraço.

                         GUIMARÃES ROSA

Ascom/TCE-PB

16/08/2021