Por Edição: Fábia Carolino
A escultura do artista Eulâmpio José da Silva Neto, que tem como título ‘Guardião Parahyba’, foi instalada na área externa do Tribunal de Contas, na manhã desta quarta-feira (31), em comemoração aos 50 anos da Instituição, com a presença dos conselheiros, procuradores e servidores do TCE-PB.
A obra, escolhida por meio de um concurso público, analisada por uma comissão julgadora, foi a que se enquadrou nos requisitos exigidos pelo concurso realizado pelo órgão de Contas, com o tema “O Jubileu de Ouro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba”. O concurso fez parte da programação de comemoração dos 50 anos do TCE-PB, que aconteceu em 01 de março de 2021.
“A ave escolhida por sua visão aguçada, persistente e bravura – atributos dos que fiscalizam o dinheiro público – também celebra a resistência, a perseverança e a coragem dos paraibanos”, destacou o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fernando Catão. “Que este símbolo sempre inspire o trabalho abrangente, edificante e imparcial desta Corte”, realçou o conselheiro com os dizeres numa placa colocada ao lado da obra.
Segundo o artista Eulâmpio Neto, a peça foi confeccionada na cor natural do bronze, material mais nobre. Ela foi plasmada em bronze pelo processo de fundição.
O artista disse que a inspiração para a obra intitula Guardião Parahyba, foi na ave Carcará, que representa o Nordeste e por ser uma ave de rapina. “Toda ave de rapina tem excelente visão. E como a uma das funções do TCE é fiscalizar as contas públicas e usa a visão, eu utilizei o carcará como uma metáfora dessa aguçada vistoria das contas” A obras, segundo ele, foi estilizada inspiradas nas folhas dos jambeiros que compõem o jardim da entrada principal do TCE.
A escultura tem em torno de1,5 metros e pesa 150 quilos. “ Toda dureza do granito e a resistência do bronze simbolizam a concretude e estabilidade do TCE, demonstradas pela longevidade de excelentes trabalhos realizados em prol da Paraíba durante toda existência”, destacou Eulâmpio Neto.
Comissão julgadora para escolha da escultura: Conselheiro Arnóbio Viana, a procuradora do MPC, Sheyla Barreto Braga de Queiroz; o procurador Marcílio Toscano Franca Filho; a auditora do controle externo, Ana Tereza Maroja; e o diretor do CCAS, Flávio Sátiro Filho.
Presenças – Além do presidente do TCE-PB, participaram do evento de inauguração, os conselheiros Nominando Diniz, Arnóbio Viana, André Carlo Torres Pontes e Antonio Gomes. Também os conselheiros-substitutos, Renato Sérgio, Oscar Mamede e Antônio Cláudio. Além do procurador Bradson Camelo, diretores e servidores da Corte Paraibana.
Ascom/TCE-PB
(31/08/2022)
Fábia Carolino