O Fórum Paraibano de Combate a Corrupção – Focco-PB realizou nesta quinta-feira (29), a partir das 9h00, no auditório do Sebrae na cidade de Patos, a segunda edição do Seminário “Focco no início da gestão”. O evento foi destinado aos novos prefeitos e tem como objetivo oferecer, logo no início das gestões municipais, uma base sólida de informações, reflexões e práticas voltadas à prevenção de irregularidades, ao controle interno e à adoção de mecanismos que garantam o uso responsável dos recursos públicos.

A coordenadora do Focco-PB, auditora de controle externo do TCE, Chrystiane Mariz, destacou a missão do fórum e a importância do evento, que conta com o apoio e a participação de todos os órgãos integrantes. Neste mês de maio o Focco-PB celebra 20 anos de atuação. Ela enfatizou o papel do Focco como espaço de articulação entre instituições públicas que a integram e a sociedade civil na defesa da transparência, do controle social e da prevenção à corrupção.

“Nosso Fórum tem o compromisso de reunir as instituições públicas em torno de um ideal comum: o fortalecimento da integridade, da ética e da eficiência na administração pública. Nessas duas décadas, temos atuado firmemente na promoção da transparência e na construção de uma gestão mais justa e comprometida com o interesse coletivo”, afirmou.

A coordenadora destacou ainda que o início de uma gestão representa uma oportunidade estratégica, e o Focco quer estar presente nesse momento crucial, oferecendo suporte técnico e institucional. Ela ressaltou que o combate à corrupção hoje vai além das sanções: passa pela prevenção, pela educação e pela promoção da integridade institucional.

O encontro foi aberto pela coordenadora do Focco-PB, Chrystiane Mariz Maia às 9h00. Na oportunidade, usaram da palavra o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e a gerente regional do Sebrae em Patos, Anna Stefânia Rodrigues. A palestra de abertura ficou a cargo do subsecretário do Ministério do Planejamento, Geraldo Francisco Junior, que falou sobre as orientações do Governo Federal para o início de uma boa gestão.

“Governança e Planejamento das Contratações” foi o tema proferido pelo Advogado da União, Fernando Baltar Neto. Seguiu com a palestra da auditora Chrystiane Mariz,ab abordando o tema “O impacto da Reforma Tributária nos municípios”. A programação da manhã encerrou com debate entre os palestrantes e convidados, tendo como mediadores, o promotor de justiça Carlos Davi Lopes e o superintendente substituto da Controladoria Geral da União, Walber Silva.