Por Ascom/TCE-PB

Os participantes do II Simpósio Paraibano de TI e Gestão Pública tiveram a oportunidade de conhecer, nesta quinta-feira (22), um pouco mais sobre a expertise por trás das pioneiras ferramentas tecnológicas de controle externo e social desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
Josedilton Diniz, auditor de contas públicas e responsável pela gestão da informação no TCE-PB, começou sua fala classificando a tecnologia como instrumento transformador e importantíssimo para ao fortalecimento das instituições garantidoras da democracia, entre elas, o Tribunal de Contas. “Quando as instituições de controle atuam de forma adequada e atualizada dentro de um sistema de tecnologia que funciona nós percebemos que elas conseguem emponderar a sociedade de forma que ela ganhe um novo status”, pontuou. “Quando isso acontece, as mudanças surgem”.
Neste sentido, a própria forma de fazer auditoria mudou. Josedilton mostrou como a tecnologia permitiu que o TCE-PB extrapolasse a sua missão constitucional de controle externo. As ferramentas desenvolvidas são transparentes e totalmente acessíveis, não só aos auditores, mas também aos gestores públicos e, principalmente, à sociedade. “A nossa informação, hoje, possui um caráter de controle externo, depois o controle gerencial e, por fim, o controle social”, afirmou.
Os painéis Combustíveis e Medicamentos, além da ferramenta Turmalina, que analisa os portais transparência de todos os municípios, foram utilizados para exemplificar a vanguarda das ferramentas do TCE-PB. Josedilton também aproveitou para demonstrar o uso da ciência de dados no desenvolvimento de cada uma delas. Todos os painéis e demais ferramentas de transparência do Tribunal estão integralmente disponíveis para consulta no portal do TCE-PB, em https://tce.pb.gov.br.
O II Simpósio Paraibano de TI e Gestão Pública aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro no Centro Cultural Ariano Suassuna, do TCE-PB. Cerca de 250 agentes públicos estiveram reunidos com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre soluções e inovações relacionadas à TI pública. Foram abordados casos de sucessos, metodologias e ferramentas de desenvolvimento de software e de gestão de projetos, bem como tendências na área que possibilitam a prestação de um serviço público de qualidade. O evento foi uma realização do TCE-PB, DATAPREV-PB, TRE-PB, CODATA, SERPRO E PF-PB.
Ascom/TCE-PB
(23/11/2018)
Rafael Massoni