
Especialistas do Tribunal de Contas da Paraíba apresentaram na manhã desta quinta-feira (20), no Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo do TCE, as novas diretrizes sobre o envio de informações ao Sagres relacionadas à folha de pagamento para o ano de 2025.


O treinamento, conduzido pelos auditores de controle externo do TCE-PB, Ed Wilson Santana ( Diretor de Tecnologia da Informação), Luzemar Martins e Marcos Uchoa, abordou a necessidade de uniformização no encaminhamento das informações dos servidores, destacando a importância da qualidade dos dados para o controle externo. Acesse o treinamento: https://youtu.be/Xq6b0UsbAl0?si=-IAu-wqtd5x-nPPd
Com a mudança na legislação, os municípios terão até 31 de março para remeter o balancete de janeiro, a fim de facilitar a adaptação ao novo formato requerido pelo Tribunal. Os auditores enfatizaram que o gasto com pessoal representa cerca de 60% das despesas municipais, tornando essencial a precisão na informação encaminhada.
Entre os pontos discutidos, trataram da prorrogação do prazo e a responsabilidade dos gestores em fornecer dados consistentes, especialmente considerando que as informações serão acessíveis ao público. Durante a apresentação, foram detalhados os novos layouts e as orientações sobre os dados a serem enviados, como códigos de matrícula e vantagem, além da importância de evitar duplicidades nas informações.
Na conclusão do treinamento sobre a gestão de folha de pagamento, o conselheiro Fernando Catão, coordenador da Escola de Contas do TCE-PB, representando o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, expressou sua satisfação com a significativa participação dos servidores municipais. Ele destacou a importância do tema discutido, enfatizando que a folha de pagamento representa a maior despesa pública, que requer sempre um olhar atento e responsável por parte dos gestores.
Catão ressaltou que a presença dos participantes no evento é um sinal claro de prestígio ao Tribunal de Contas, refletindo o interesse dos gestores em melhorar suas práticas e atender os normativos. “Estamos aqui para facilitar a interlocução entre o Tribunal e vocês, pois nosso objetivo não é apenas fiscalizar, mas também apoiar e orientar na gestão pública”, afirmou.
O conselheiro também destacou a implementação de sistemas de alerta que visam orientar os gestores e auxiliar na tomada de decisões. Ele concluiu sua fala agradecendo a presença de todos e reforçando que o Tribunal de Contas está sempre aberto para um diálogo proativo, com o intuito de promover uma administração pública cada vez mais eficiente e transparente em nosso estado.
“Sejam sempre bem-vindos para dialogar e buscar maneiras de aprimorar a gestão pública. Nossa missão é colaborar para que todos cumpram seu papel da melhor forma possível”, finalizou Catão, solidificando o compromisso do Tribunal em apoiar os gestores em suas funções.
Os participantes também foram incentivados a esclarecer dúvidas durante a apresentação, com o intuito de garantir que todos os envolvidos compreendam plenamente as novas exigências e seus impactos.