Por Ascom/TCE-PB

O plenário Ministro João Agripino do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) recebeu, nesta quarta-feira (05) cerca de 30 estudantes de cinco instituições de ensino superior. Eles acompanharam julgamento de prestação de contas municipal durante sessão do Pleno da Corte de Contas.
As visitas técnicas de estudantes são iniciativas da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), que promove parcerias com faculdades e universidades com o intuito de ampliar a transparência e o conhecimento dos cidadãos sobre a função institucional do Tribunal de Contas, além de contribuir com a formação dos profissionais do futuro.
Entre os estudantes estavam alunos do curso de direito da Unipê, coordenados pelos professores Sulamita Escarião e Carlos Bráulio da Silveira Chaves, e estudantes do Projeto de Estágio-Visita Aprendiz de Vereador, da Câmara Municipal de João Pessoa, coordenados por Paulo Eduardo Aranha de Sá e Sueli Santos, representantes da Escola do Legislativo Municipal.
O aluno da Unipê, Cliverson Nunes Ferreira, comentou a visita ao Tribunal de Contas: “Esse intercâmbio é importante, ver o posicionamento de cada conselheiro, a visão dos advogados em suas defesas. Aprendemos a teoria na sala de aula, e complementamos vendo a prática da aplicação das leis”.
Após a experiência no Plenário os estudantes seguiram para uma das salas de aula da Ecosil, no Centro Cultural Ariano Suassuna, onda assistiram apresentações dos auditores de contas públicas Lisandro Moreira Pita e Ênio Morat. Os temas das palestras foram sobre ferramentas digitais desenvolvidas pelo Tribunal em parceria com universidades do Estado – Sagres, Painéis de Acompanhamento, Tramita, Aplicativo Nosso TCE-PB, GEO-PB e a robô Turmalina – e o trabalho da Ouvidoria do Tribunal, sua importância para o controle social e desenvolvimento da cidadania.
Ascom/TCE-PB
(05/06/2019)