Por Ascom/TCE-PB

Alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio do Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Antônia Rangel de Farias estiveram nesta quarta-feira (24), no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) para conhecerem de perto a atividade de controle realizada pela Corte de Contas.

A iniciativa já é fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre o TCE-PB, por meio da Escola de Contas Otacílio da Silveira (Ecosil), e o TRE, por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral, e a Câmara Municipal de João Pessoa, firmado no início deste mês.

“O acordo visa difusão de conhecimentos no meio estudantil acerca dos direitos e deveres da cidadania e da atuação das três casas”, destacou o secretário geral da Ecosil, advogado Carlos Aquino.

O presidente da casa, conselheiro Arnóbio Alves Viana, saudou os estudantes, no que foi seguido pelos demais membros componentes da mesa durante sessão plenária do Tribunal, no auditório Ministro João Agripino. Lá, os jovens acompanharam o exame das contas de 2017 da Prefeitura de Bom Sucesso, conduzido de forma didática pelo relator, conselheiro André Carlo Torres Pontes, privilegiando, para o público leigo, o entendimento do processo.

Além de presenciarem o controle externo na prática, os alunos puderam se aprofundar um pouco mais no tema em uma das salas de aula da Ecosil.

O auditor de contas públicas Lisandro Moreira Pita apresentou o Sagres, maior banco de dados aberto da Paraíba, e as principais ferramentas digitais de controle disponibilizadas pelo TCE-PB à sociedade. Por sua vez, o auditor Ênio Martins Norat falou sobre a Ouvidoria, canal direto de comunicação entre o cidadão e o Tribunal.

 GALERIA DE FOTOS

Ascom/TCE-PB

(24/04/2019)

Rafael Massoni