Por Edição: Fábia Carolino

Alunos dos cursos de Direito, Relações Internacionais e Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocuparam o Plenário Ministro João Agripino do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), nesta quarta-feira (28), para ampliarem seus conhecimentos sobre Controle Externo, Controle Social e se aproximarem da atuação da Corte de Contas.

Os estudantes, capitaneados pelo professor Julian Nogueira de Queiroz, foram saudados pelo presidente conselheiro Fernando Catão, e demais membros da corte, no Plenário Ministro João Agripino, onde tiveram a oportunidade de acompanhar julgamento de prestação de contas durante Sessão do Tribunal Pleno.

Em seguida, conheceram as instalações do Centro Cultural Ariano Suassuna, entre elas o Espaço Cidadania Digital, projeto desenvolvido pelo TCE-PB e que tem como objetivo o desenvolvimento de ideias e experimentos em favor do controle social dos atos e gastos públicos, e também contribuir com o aprimoramento, expansão e difusão das ferramentas tecnológicas do TCE dispostas ao público.

Lá, assistiram palestras apresentadas pelos auditores de contas públicas Lisandro Moreira Pita e Ênio Morat. As apresentações demonstraram as ferramentas digitais utilizadas para monitoramento e fiscalização da gestão pública, os canais de comunicação entre o Tribunal e a população por meio da Ouvidoria, e as tendências para a gestão pública e seus mecanismos de controle.

A iniciativa do TCE-PB de realizar as visitas técnicas, viabilizada pela Escola de Contas Otacílio da Silveira (ECOSIL), tem o intuito de contribuir com a formação acadêmica dos estudantes, e, sobretudo, reforçar a cidadania por meio do incentivo ao Controle Social.

Ascom/TCE-PB

(28/09/2022)

Rafael Massoni