
Integrantes do Gabinete Militar e dirigentes de unidades responsáveis por licitações e controle interno da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado visitaram, na manhã desta quarta-feira (17), o Espaço Cidadania Digital, ambiente interativo criado pelo Tribunal de Contas da Paraíba.
Designado pelo presidente da Corte, conselheiro Arnóbio Viana, o advogado Carlos Aquino, secretário da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira, recepcionou os visitantes levados pelo secretário de Administração Penitenciária, Tenente/Coronel Sérgio Fonseca, e pelo Major Marques Junior, na ocasião representando o chefe do Gabinete Militar, Tenente/Coronel Anderson Pessoa.
Em rápida apresentação, o secretário da Ecosil demonstrou aos presentes a importância das ferramentas tecnológicas desenvolvidas para fortalecer o controle social e contribuir com a melhoria da governança pública.
Coube aos auditores de Contas Públicas André Agra, coordenador do Espaço Cidadania Digital, e o auditor Junior Uchoa, explicar tecnicamente o desenvolvimento e aplicação prática de ferramentas como a robô ‘Turmalina” – que fiscaliza portais de transparência, e os aplicativos ‘Você’ o Obras 4D, que estimulam o controle social.
Na oportunidade, André Agra explicou a repercussão obtida pela apresentação da robô ‘Turmalina’, recentemente, num evento mundial – o National Audit Office – Fórum Internacional de Auditoria, ocorrido em Taiwan, República da China, no último mês de março.
E frisou a preocupação do Tribunal com o acompanhamento e atualização dos seus sistemas, em razão da rapidez com que a tecnologia evolui no mundo, citando, por exemplo, melhorias no Sagres On line e o uso de drones em captação de imagens e análise de dados.
O auditor Junior Uchoa fez, em seguida, uma demonstração da utilidade que terá para o Tribunal, para prefeituras e outros órgãos, o acervo de imagens captadas com drones para o ‘Decide’ (Defesa do Estatuto das Cidades). O programa, recém criado pela Corte, incentiva o planejamento urbanístico e a preservação de patrimônios histórico e ambiental dos municípios.
Ao final, o secretário de Administração Penitenciária do Estado, Tenente/Coronel Sérgio Fonseca, considerou “fantástico” o sistema de ferramentas disposto à sociedade, manifestando o interesse de firmar parceria com o Tribunal. E completou: “informações que demoram semanas ou dias para levantar e organizar, aqui com essas ferramentas a gente tem acesso em questão de minutos”.
Ascom/TCE-PB
17/04/2019
(Carlos César Muniz)