Por Ascom/TCE-PB

O Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) sediou nesta quinta-feira (25) mais uma edição do Projeto TCE Escola e Cidadania, iniciativa que completou dois anos neste mês.

Cerca de 120 estudantes, recepcionados pelo diretor do CCAS Flávio Sátiro Filho, ocuparam o auditório do Centro Cultural para acompanhar as apresentações dos servidores do Tribunal. Estavam representadas instituições de ensino de três municípios paraibanos: a Escola Municipal Luiz Joaquim dos Santos, de Cuité de Mamanguape; a Escola Municipal Major Adolfo Maia de Cabedelo; e o Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões, de João Pessoa.

O conselheiro Nominando Diniz, presidente em exercício do TCE-PB, fez questão de abrir o evento e valorizar o Projeto: “Estamos plantando a semente da cidadania para que as novas gerações sejam cada vez mais conscientes e atuantes na sociedade.”

O Projeto TCE Escola e Cidadania tem o objetivo de levar à juventude informações sobre o papel do Tribunal de Contas do Estado e o funcionamento das instituições públicas, além de temas relacionados ao comportamento social, educação, saúde e cultura.

Neste sentido, os estudantes assistiram apresentação da auditora de contas públicas Maria Zaíra Guerra, que detalhou o funcionamento do Tribunal de Contas e a importância da fiscalização dos gastos públicos exercida por ele, ressaltando que todo cidadão também deve fazer sua parte por meio do Controle Social.

Outro tema importante foi trazido pelo médico Anderson Souza de Lima, profissional do Serviço Médico (Semed) do TCE-PB. Os jovens puderam saber mais sobre a hipertensão, uma das principais causas de morte no mundo. Conseqüências, sintomas e formas de prevenção foram apresentadas e discutidas com os estudantes, como forma de alerta para uma vida mais saudável.

 

 GALERIA DE FOTOS

Ascom/TCE-PB

(25/04/2019)