Por Edição: Fábia Carolino

O Tribunal de Contas da Paraíba, por meio da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), inaugurou, no mês de aniversário do TCE, um estúdio de gravação para aulas EaD. O estúdio será utilizado para a produção de aulas que complementarão o conteúdo dos cursos a distância oferecida pela Ecosil.  

De acordo com o presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, a inauguração do estúdio é um marco e também um incentivo para que os gestores possam receber orientações mesmo estando nos seus municípios. “O objetivo do TCE é estimular o uso das Tecnologias Educacionais tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial”, afirma

“Com a atual e crescente metodologia de aulas on-line, o estúdio de gravação chega em momento oportuno, para melhor atender ao novo formato de cursos, de palestras e de videoconferências realizados pela Ecosil”, destacou o conselheiro.

Para o conselheiro Arnóbio Viana, coordenador da Ecosil, a valorização do ensino e da aprendizagem contribui não só para o domínio de novos conceitos ou técnicas, como também prepara servidores e gestores públicos, ampliando a compreensão de como agir adequadamente por meio do planejamento, monitoramento e correção das ações públicas com foco na concretização dos anseios sociais.

O secretário da Ecosil, o advogado Carlos Aquino, coordenou e mediou a primeira palestra de inauguração do estúdio, com a advogada e professora Dulce Maria Martins do Nascimento, mestre em Direito – Ciências Jurídico Criminais na vertente de Métodos Consensuais de resolução de conflitos com tese de dissertação: Julgados de Paz e Conciliação: sua importância no paradigma da justiça restaurativa. Ela tem Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos e Graduação em Direito – FDUL e UFMG. Advogada Colaborativa (Portugal e Brasil).

Dulce Maria é Especialista em Métodos consensuais de resolução de conflitos (Negociação, Conciliação judicial/extrajudicial, Mediação de conflitos e modelos híbridos, em especial nas áreas empresarial, comercial, trabalhista, consumidor, civil, família e escolar).Mediadora capacitada com reconhecimento nacional (Portugal e Brasil) e internacional IMI – International Mediation Institute (ICFML; CPR: IMAP; IMAB; MJ). Juíza Coordenadora do Julgado de Paz de Santa Maria da Feira em Portugal (2008-2013). Experiência nas áreas Jurídica, Recursos Humanos, Consultoria, Ensino/Formação/Treinamento, Coaching por valores.

História – A Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), foi instituída por meio da Resolução RA TC Nº 01/2001 e regulamentada pela Resolução RA TC Nº 05/2001. Posteriormente surgiu a necessidade de estabelecer as diretrizes para as ações de capacitação, bem como as ações pedagógicas voltadas para os jurisdicionados, levando a aprovação das Resoluções RA TC Nº04/2013 e TC Nº05/2005. Em 2013, foi aprovado o Regulamento da Ecosil, publicada no DOE em 25/07/2013, revogando as disposições em contrário.

O nome escolhido para a Escola foi uma homenagem ao primeiro presidente da Corte e um dos seus fundadores, já falecido, o Conselheiro Otacílio Silveira.

Serviço:

Endereço eletrônico: ecosil@tce.pb.gov.br

Telefone: (83) 3208.3449

Correspondência: Rua Geraldo Von Shosten, 147 – Jaguaribe, João Pessoa/PB – CEP: 58.015-190

Ascom/TCE-PB

21/03/2022

Fábia Carolino