A Escola de Contas Otacílio Silveira – Ecosil – braço acadêmico do Tribunal de Contas/PB, entregou, nesta sexta-feira (12), os certificados de conclusão de curso aos alunos que participaram do 14º CAAP – Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública, em ato solene, que ocorreu no Espaço Cidadania Digital do TCE, que fica no Centro Cultural Ariano Suassuna. O evento contou com a presença do conselheiro Fernando Catão, coordenador da Escola, que em sua fala saudou os concluintes e destacou a importância do CAAP na formação profissional dos servidores municipais e para a qualificação das atividades administrativas.

– Com esse curso o Tribunal oferece aos servidores públicos uma qualificação a nível de especialização. Contribui com a melhoria dos serviços a partir da experiência dos instrutores, em sua maioria pertencentes aos quadros do TCE – disse o conselheiro, ao reiterar o interesse da Ecosil em ampliar suas atividades pedagógicas e contribuir com a melhoria na administração, em conseqüência, mais qualidade nas prestações de contas.

O secretário executivo da Ecosil, Carlos Aquino, reforçou a preocupação do TCE na formação dos gestores. “Por meio da Escola o Tribunal oferece cursos sobre temas referentes às áreas fins, em especial nos setores que atuam na contabilidade, execução orçamentária e financeira, licitações, recursos humanos e previdência social.” Disse ele. No momento, e de forma descentralizada, o TCE realiza treinamentos na elaboração do orçamento em relação aos investimentos na primeira infância, que é uma das prioridades da atual gestão, que recentemente lançou o Pacto pela Primeira Infância e vem contabilizando a adesão dos prefeitos municipais.  

Na oportunidade, antes da entrega dos certificados, a procuradora do MPC, junto ao TCE, Sheyla Barreto Braga de Queiroz saudou os concluintes em nome dos instrutores. Ela pontuou a importância do CAAP, reforçando a qualidade das disciplinas oferecidas. Avaliou que o “Curso chega a ser melhor do que uma especialização”. A advogada Camila Lisboa falou em nome da turma. Ela agradeceu ao Tribunal pela oportunidade, oferecendo ensinamentos, antes de promover as cobranças junto aos municípios. Também usou da palavra o aluno Rafael Dangel, que reiterou a experiência adquirida durante o curso, especificamente em relação aos resultados.

A solenidade encerrou com a entrega dos certificados, que foram entregues, inicialmente, pelo conselheiro Fernando Catão. Em seguida os demais concluintes receberam as certificações das mãos do Secretário Executivo, Carlos Aquino e dos instrutores. O CAAP acontece duas vezes por ano, a cada semestre e oferece 60 vagas aos interessados, preenchidas por meio de processo seletivo. No momento está em prosseguimento o 15º CAAP.

O quadro docente do CAAP é formado pelos instrutores, entre os quais, os conselheiros Antônio Gomes Vieira Filho e Arnóbio Alves Viana, e os procuradores Manoel Antônio dos Santos Neto e Sheyla Barreto Braga de Queiroz. Seguem Carlos Pessoa de Aquino, Carlos Bráulio Silveira Chaves, Maria Zaíra Chagas Guerra Pontes, Luciano Gomes Félix de Medeiros, Genésio Souza Neto, André Agra Gomes de Lira, Luzemar da Costa Martins, Sara Maria Rufino de Sousa, Eduardo Ferreira Albuquerque, Flávio Roberto Godim, José Luciano Sousa de Andrade, José Lusmá Felipe dos Santos, e Ed Wilson Fernandes de Santana.