
O Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas Otacílio Silveira – Ecosil – braço acadêmico do TCE-PB, fez a entrega solene, nesta quinta-feira (28), dos certificados de conclusão de curso aos alunos que participaram do 15º CAAP – Curso de Aperfeiçoamento em Administração Pública. O evento contou com a presença da conselheira Alanna Camilla Galdino Santos Vieira, coordenadora da Escola, que em sua fala saudou os concluintes e destacou a importância do CAAP na formação profissional dos servidores municipais e para a qualificação das atividades administrativas.
– É gratificante celebrar tão nobre conquista, que será muito importante para a vida de cada um dos alunos. Com muito esforço e dedicação chegaram a esse momento – disse a conselheira Alanna Galdino, ao abrir o ato solene e saudar os concluintes da 15ª Turma do CAAP. Ela enfatizou a importância da Escola de Contas na vida acadêmica dos servidores municipais, contribuindo assim com a melhoria na administração e em consequência, mais qualidade nas prestações de contas.
O secretário da Ecosil, Carlos Aquino, destacou o pioneirismo da Escola de Contas, em especial, quanto ao CAAP, curso que foi criado na gestão do conselheiro Flávio Sátiro Fernandes (in memorian). Foi ele também o criador da Escola, e hoje recebe justa homenagem dos alunos, que escolheram seu nome para patrono da Turma. Ele reforçou ainda a preocupação do TCE pela qualificação funcional. “Por meio da Escola o Tribunal oferece cursos sobre temas referentes às áreas fins, priorizando os setores que atuam na contabilidade, execução orçamentária e financeira, licitações, recursos humanos e previdência social.”
Coube ao auditor de contas públicas, Ed Wilson a saudação aos alunos em nome dos instrutores. Ela pontuou que o CAAP é um curso que tem a qualidade de especialização, diante das disciplinas oferecidas, e lembrou a troca de experiências e conhecimentos entre alunos e instrutores. Os alunos Juvino de Oliveira e Ana Andrade falaram em nome da turma. Eles agradeceram ao Tribunal pela oportunidade, enaltecendo a instituição TCE pela iniciativa de transferir conhecimentos aos servidores municipais.
O orador Juvino Oliveira ainda justificou a iniciativa de escolher o nome do conselheiro Flávio Sátiro Fernandes como o patrono da turma do 15º CAAP. “Ele foi o criador da Escola de Contas do TCE”, disse. Aposentado em 2012, o conselheiro deixou um legado de ações estruturantes e que enfatizam a ação acadêmica da Corte de Contas. Destacou a criação do Sagres – Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade, programa que é referência do TCE para vários tribunais.
A solenidade encerrou com os certificados, que foram entregues, inicialmente, pela conselheira Alanna Galdino. Em seguida os demais concluintes receberam as certificações das mãos do Secretário Executivo, Carlos Aquino e dos instrutores. O CAAP acontece duas vezes por ano, a cada semestre e oferece 60 vagas aos interessados, preenchidas por meio de processo seletivo.
O quadro docente do CAAP é formado pelos instrutores, entre os quais, os conselheiros Antônio Gomes Vieira Filho e Arnóbio Alves Viana, e os procuradores Manoel Antônio dos Santos Neto e Sheyla Barreto Braga de Queiroz. Seguem Carlos Pessoa de Aquino, Carlos Bráulio Silveira Chaves, Maria Zaíra Chagas Guerra Pontes, Luciano Gomes Félix de Medeiros, Genésio Souza Neto, André Agra Gomes de Lira, Luzemar da Costa Martins, Sara Maria Rufino de Sousa, Eduardo Ferreira Albuquerque, Flávio Roberto Godim, José Luciano Sousa de Andrade, José Lusmá Felipe dos Santos, e Ed Wilson Fernandes de Santana.
Galeria de fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.825548443851490&type=3
