Por ASCOM/TCE

Terá programação especial,  com música, literatura, poesia e homenagens a destacadas personalidades da cultura paraibana, o próximo ‘Sarau Poemas e Cantos da Cidade’, promovido conjuntamente pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba e pelo Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao Tribunal de Contas da Paraíba. A edição de agosto acontecerá no próximo dia 30, a partir das 18:30 h, no CCAS, em João Pessoa. 

O evento começará com o lançamento de livros e cordéis, além da edição nº 31 da revista multicultural ‘Genius’, editada pelo acadêmico e historiador Flávio Sátiro Fernandes, conselheiro aposentado do TCE-PB.

Serão lançados, ainda: ‘Um Olhar interpretativo das canções de Chico’, de autoria do historiador Rui Leitão; ‘Kit Cordel do Direito’, do poeta repentista Marconi Araújo, presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba; ‘Cangote Envenenado’, do poeta repentista Sander Browm; ‘Sozinha no cais do deserto’, da poetisa Débora Gil Pantaleão; ‘Em torno de uma rosa’, do poeta Edvaldo Nunes; ‘Tex no Brasil – O grande herói do faroeste’ e ‘Dona Inês – Seu povo, sua história’, de autoria de G.G.Carsan.

MÚSICA – A parte musical estará a cargo de Jailma Santos e banda, com o show ‘Sons da Terra’. O grupo, formado por Jailma Santos (voz e violão) Dvison Sousa (percussão) e Brendson Fernandes (instrumentos de sopro) apresentará repertório regional e de clássicos e sucessos da Música Popular Brasileira.

HOMENAGENS – A edição de agosto estréia o ‘Diploma do Mérito’, a ser concedido, em todas as sessões, pela coordenação do sarau, a personalidades de destaque na cultura paraibana e brasileira.

Os primeiros homenageados são:

Sérgio de Castro Pinto – Mestre e Doutor pela Universidade Federal da Paraíba, abordando as poéticas, principalmente, de Manuel Bandeira e Mário Quintana. É um dos maiores poetas/escritores paraibanos. Ocupa a cadeira 39 da Academia Paraibana de Letras, cujo patrono é o escritor José Lins do Rego. Integra, também, a Academia Paraibana de Filosofia e é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal da Paraíba.

W.J.Solha –  Natural de Sococaba(SP), radicado desde 1962 em João Pessoa (PB), o bancário aposentado Waldemar José Solha, é personalidade expoente da cultura paraibana, em plena atividade como  dramaturgo, ator, pintor, escritor, poeta, e cordelista. Possui no currículo inestimável coleção de prêmios, – regionais e nacionais – nos segmentos artísticos em que atua.

Marco Di Aurélio – Natural de Bodocó-PE e radicado em João Pessoa(PB), é cordelista e ator.  Autor de obra de literatura de cordel em linguagem  Braille, seus trabalhos transitam do cordel ao soneto, do aboio à poesia moderna, das ‘incelênças’ aos musicais populares e documentários. É membro da Academia Paraibana de Poesia.

Marcelo Soares – Filho do poeta-repórter José Soares (* 1914 + 1981), é um dos mais destacados poetas cordelistas da atualidade. Admirado pelo domínio que demonstra possuir na rima, verso e oração, navega por uma grande variedade de estilos. Adotou pseudônimos como: H. Romeu, H. Tadeu Luz, Pessoa dos Anjos, Ad. Vinhão Vidente e Joaquim Quincas.

Serviço:

Evento: Poemas e Cantos da Cidade

Data: 30 de agosto de 2018

Horário: 18h30

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna/ TCE-PB 

Rua Geraldo Von Sohsten, 147, Jaguaribe – João Pessoa (PB)

Entrada Gratuita/ Estacionamento próprio

Maiores informações: (83) 3208-3545/46/47

Ascom/TCE-PB

21/08/2018